Paróquias Útimas Notícias

Comunidade vive festa de Nossa Senhora Aparecida de forma adaptada em Primeiro de Maio

As restrições impostas pela pandemia não impediram os moradores de Primeiro de Maio, no norte do Paraná, de fazerem a tradicional homenagem à padroeira Nossa Senhora Aparecida neste dia 12 de outubro. Além de padroeira do Brasil, a Mãe Aparecida é também padroeira da cidade, cuja paróquia é dedicada a ela.

Depois de nove dias de preparação e a imagem ter percorrido as comunidades durante a novena, o dia de festa, que atrai pessoas de toda região, inicia com uma procissão de barco pelas águas da Represa de Capivara. Desta vez, não foi possível fazer a procissão a pé do Paranatur até a Igreja Matriz. As famílias participaram da procissão nos carros, partindo da Capela Nossa Senhora da Salete, onde o padre José Onero deu uma bênção às famílias, até a paróquia.  Estima-se a participação de três mil veículos.

A imagem foi transportada em cima de uma camionete para que todos pudessem vê-la. Uma chuva de pétalas de rosa louvou Nossa Senhora Aparecida. No percurso, pessoas caminhavam a pé descalço, do lado da imagem de Nossa Senhora, possivelmente cumprindo uma promessa.

Novena

A cada dia da novena em preparação para a festa da padroeira, de 3 a 11 de outubro, o padre conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida em procissão a uma comunidade diferente, em seguida retornava à igreja onde se celebrava a novena transmitida pelo Facebook da paróquia. Neste trajeto, muitas famílias faziam altares em frente suas casas para receber a bênção.

Pascom

Fotos: Eder e Edgar Beliatto

Uma resposta

1. Sou devota de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e intercessora fiel. Obrigada pelo carinho à Nossa Senhora Aparecida e à nossa paróquia!