Novena missionária, realizada todos os anos nas paróquias, será on-line em âmbito arquidiocesano

Com o tema deste ano “A Vida é Missão”, a Igreja do Brasil celebra em outubro o mês missionário. Uma missa na Catedral de Londrina na sexta-feira, 2, marcou a abertura do período que busca renovar o espírito missionário das comunidades. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora, padre Michel da Rocha SX e padre João Giomo PIME.

Neste ano, a novena missionária, realizada sempre nas próprias paróquias, acontece em âmbito arquidiocesano, com transmissão pelas mídias sociais da arquidiocese, a cada dia de uma paróquia diferente. Confira a programação <aqui>.

“Começamos o Mês Missionário renovando nosso compromisso batismal, sendo uma Igreja missionária”, falou dom Geremias em sua homilia. “Consagrados e ungidos por Deus no batismo somos convocados a dizer ‘sim’ à missão, anunciando, testemunhando a Boa Notícia, que não é nossa, mas é recebida de Deus.”

O arcebispo destacou que a conversão do cristão deve ser permanente, é um colocar-se a serviço do Reino do Pai, com os mesmos sentimentos que o próprio Jesus apresentava. “Por isso o tema deste mês Missionário: ‘A vida é missão’, e o lema ‘Eis-me aqui, envia-me’, nos ajudarão no crescimento pessoal e comunitário da consciência missionária.”

“Toda vida, especialmente a vida humana, tem sempre um objetivo”, completa o arcebispo. “Ninguém está aqui por acaso. A vocação é justamente descobrir o objetivo que Deus tem para a nossa vida, para a vida das pessoas. Ser discípulo missionário não é apenas cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco diz que a missão não é uma parte da minha vida. A vida é missão”, conclui dom Geremias.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana