#Compartilhe

Reflexão de um professor de teologia moral sobre as agressões a vida e a dignidade da pessoa humana.

 

O ser humano, dotado de razão tem a capacidade de interpretar, analisar e compreender os fatos que acontecem ao seu redor. Cada criatura humana foi agraciada pelo Criador com o dom da liberdade para que o pudesse procurar e aderindo livremente a Ele, “chegasse a uma plena e feliz perfeição”. CIC, 1730.

Elementos de vital importância são colocados no Catecismo da Igreja Católica no artigo terceiro quando se aborda o tema da liberdade do homem. De fato na medida em que optamos pelo bem a nossa liberdade vai amadurecendo e possibilitando a realização não só de atos bons, como também desenvolvendo em nós a capacidade de fortalecer a nossa vontade; em outras palavras quanto mais praticamos o bem, muito mais nos tornamos livres.

Um dos maiores atentados na atualidade contra a moralidade da pessoa humana é nada mais nem nada menos que o uso e abuso do consenso.

Isso mesmo, o consenso extrapolou os limites do pensamento e como uma audaz e forte representação da mitologia grega; este ingressou na vida familiar, eclesial e social da nossa época.

O consenso se assemelha ao deus grego Hybris. O seu ponto de partida é o sentimentalismo desmedido misturado com uma falsa piedade que na verdade deriva de um agir pusilânime e anacrônico. Se o homem é livre e pode agir com liberdade o consenso tornou-se uma espécie de capsula onde os diversos poderes da sociedade albergam sua medíocre maneira de optar e do qual se aproveitam para dominar e aniquilar quaisquer tipo de exigência, luta ou capacidade de sacrifício. Hybris preferiu o caminho da arrogância para assim viver isolado e distante da verdade.

O consenso hoje passou a ser para muitos norma do agir moral diante de qualquer tipo de ato, e sobre tudo para qualquer decisão. De fato; aquilo que é decidido no consenso pode chegar a se transformar numa verdade moral mesmo que as consequências sejam funestas.

Situações como aquelas que vivemos constantemente, produto de uma sociedade que se afiança no sentimentalismo e na produção de seres cada vez mais sentimentais nos levam a perceber que a verdade moral tornou-se desconhecida e claro; incomoda para aqueles que simplesmente a negam ou a descartam. Por incrível que parece só a verdade nos faz capazes de sermos sensíveis para enxergar a necessidade do bem e da beleza.

A pergunta que O Senhor Deus sempre fará a cada uma das criaturas, não é uma pergunta sentimental, na espera de um consenso entre Ele e nós. O que fizeste? O que fizeste com o teu irmão… porque decidiste matar ao teu irmão? Porque levantaste a mão contra ele…

É verdade que uma ação pode ser indiretamente voluntaria quando resulta de uma negligência; mas quando sabemos e temos clareza de que o fim não justifica os meios, não podemos aceitar como voluntario o fato de acabar com a vida de um ser humano; só porque está sendo gestado no ventre de uma mãe menina. Lembremos mais uma vez: “O fim não justifica os meios”.

Um efeito pode ser tolerado sem ser querido pelo agente. Para que o efeito ruim seja imputável; é preciso que seja previsível e que o agente tenha a possibilidade de evita-lo. Uma criança de 10 anos; pode ser manipulada tranquilamente pelos agentes responsáveis e estes decidirem eliminar agora a vida que está no seu ventre. Alguém pode afirmar criança de 10 anos não tem condições para decidir evitar a gravidez; porem ninguém se deteve a pensar que nas condições em que nos encontramos hoje; ciências auxiliares poderiam contribuir para tutelar e garantir a vida tanto da criança mãe como a vida em gestação.

Uma sociedade sentimentalista opta por praticar o aborto e posteriormente encher de presentes e brinquedos o quarto da menina estuprada e sobre a qual foi praticado um aborto. Quanto sentimentalismo toxico! Foi proclamado este gesto como se fosse algo humanitário. Quanta duplicidade ética.

Uma sociedade que é incapaz de oferecer suporte psicológico, obstétrico e jurídico durante a gravidez a uma mulher que foi estuprada quer na sua infância, adolescência, juventude ou na sua vida adulta é sinônimo de uma sociedade atrasada e recluída em métodos que não tem eficácia dando claros e evidentes sinais da sua falta de desenvolvimento.  

Para quem decidiu consensualmente a pratica do aborto sobre esta mãe menina; não houve nenhuma outra saída; aliás não se pensou numa outra opção. Todas as outras seriam opções descabidas; razão pela qual a única opção valida e verdadeira foi aquela de praticar o aborto. Quanta arrogância…

O consenso transgrede todas as normas morais; pois se jacta da sua arrogante atitude na qual só uma via de solução existe. Assim foi exposto neste antigo poema:

“Podes observar como a divindade fulmina com os seus raios os seres que sobressaem demais, sem permitir que se jactem da sua condição; por outro lado, os pequenos não despertam as suas iras. Podes observar também como sempre lança os seus dardos desde o céu contra os maiores edifícios e as árvores mais altas, pois a divindade tende a abater tudo o que descola em demasia”.

A sociedade não se pode permitir se quer pensar em aceitar a gravidez de quem estuprada em tão curta idade; pudesse gerar um novo ser tão diferente daquele que o gerou. Uma sociedade que clama pela tolerância como pacto, mas não como prática é mais uma vez sinônimo de um grupo que aos poucos vem se tornando infra humano.

Uma das Encíclicas de maior atualidade em nossos dias é a Evangelium Vitae. Apresentada por São João Paulo II em 25 de março de 1.995. O texto é um documento distribuído em quatro capítulos. Sua especificidade, sua densidade e de modo especial a forma como o Papa desenvolve o tema da vida humana é simplesmente contundente e esclarecedor. O caráter inviolável da vida humana e de modo particular os sinais que evidenciam uma cultura da morte cada vez mais forte no nosso mundo. Neste último quesito o capítulo III, aborda entre os números 58 a 63 o tema do “Delito abominável do aborto provocado”.

Não existe razão, ainda sendo grave, dramática e dolorosa, que possa justificar a eliminação deliberada de um ser inocente. Precisamente por isso a igreja declara: “O aborto direto, querido como fim e como meio é sempre uma desordem moral grave”. Não existe filosofia ou corrente democrática jurídica que possa amparar a realização do aborto afirmando que vida de uma é mais importante do que a outra.

É possível afirmar que o caminho do conhecimento moral, esteja aberto a erros, a ignorância, a dúvidas; não só no âmbito pessoal como também coletivo; só que não podemos omitir a via do conhecimento, da formação e sobre tudo da própria razão que vai-se aperfeiçoando na medida em que a pessoa avança. Sabemos que existe um ofuscamento moral em relação a própria vida; um suposto conhecimento sobre a Lei natural, quando na verdade hoje mais do que antes o princípio da Lei natural está sendo sufocado e eliminado. Somos chamados a uma pratica da moral a Luz das Bem Aventuranças. Quem descobre o sentido da moral a luz do seguimento de Cristo sabe muito bem que o bem absoluto sempre ilumina a consciência e que esta como sacrário íntimo permite que a pessoa se encontre com Deus, ouvindo a sua Voz e optado pelo bem.

Uma sociedade que promove o pansexualismo, a pornografia on line, o uso desmedido de contraceptivos negando a formação humana para a sexualidade como dom e o amor realização; necessariamente continuará assistindo a constante destruição, violação e aniquilamento dos pequenos, dos vulneráveis e da própria dignidade humana.

Uma educação sexual como serviço a vida; abriria maior espaço para a cultura a vida, evitando a proliferação da cultura a morte. A banalização da sexualidade é um dos principais fatores que cada vez mais ceifa e destrói a vida humana. A sexualidade é uma riqueza da pessoa humana na sua integralidade; energia vital, capacidade de entrar em relação; realidade originaria e originante da vida. O resgate da corporeidade como dom e como totalidade unificada pode ser uma via nova de evangelização diante de situações dolorosas como aquela que estamos vivendo. Precisamos com urgência resgatar na vida moral de cada homem e mulher de boa vontade o elemento relacional, que nos torna cada vez mais capazes de humanidade e neste sentido tenho plena certeza que uma releitura da constituição Conciliar Gaudium et Spes nos permitirá abrir novos horizontes para um diálogo e abrangência da almejada civilização do amor.

 

Pe. Rafael Solano
Pároco da Catedral Metropolitana de Londrina e Vigário Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.