Paróquias Útimas Notícias

Roupeiro de Santa Rita de Cássia, mais um passo Rumo a Santuário

Igrejas que são Santuários têm muitas características diferentes de uma paróquia convencional. Santuários primam por uma intensa atividade em torno de uma devoção especial. Tudo que se promove e realiza  visa destacar, ressaltar o Santo Padroeiro, a devoção. As liturgias e as grandes celebrações populares dão o tom da vida de um Santuário, com a participação de muitos romeiros e devotos. Santuários são bênçãos de Deus em nossas vidas, sinais claros da manifestação da glória e da graça divina que converte corações, cura feridas, salva. Numa expressão, santuários são lugares de memória e história de uma povo que tem fé, das profecias e das promessas de vida e salvação Deus para toda a humanidade, um caminho para santidade.

 

Sem descuidar da dimensão celebrativa e devocional, os Santuários também têm uma forte presença social. Geralmente onde surgem os Santuários a cidade e toda região sofrem mudanças, tornando-se mais vivas e dinâmicas. Pense na cidade de Aparecida, ou Lourdes, no que aconteceu com elas depois de seus santuários. Além disso, também desenvolvem todo um trabalho de atendimento individual, com manutenção de projetos de promoção humana, como escolas sociais, creches, asilos.  O voluntariado social tem um grande peso e presença nas atividades sociais,  geralmente formado por devotos dos padroeiros de cada santuário.

 

A Paróquia Santa Rita de Cássia, Decanato Leste, começa a dar  passos na direção do trabalho social que envolve os Santuários, trazendo junto também a fé e devoção,  com o cuidado e a promoção das realidades sociais de nossa comunidade, de nossa cidade e região. E como tudo na paróquia liga-se a essa grande Santa, foi implantado no dia 8 de fevereiro de 2020 o Roupeiro de Santa Rita.

 

O Roupeiro de Santa Rita costuma estar vinculado às paróquias ou Santuários dedicados à Santa de Cássia, como tradição que se segue do Mosteiro de Santa Rita em Cássia, Itália. Santa Rita foi um mulher extremamente caridosa, nunca deixou de acolher e ajudar quem a procurasse, precisando socorro para suas necessidades materiais. Fez isso com grande largueza, mesmo depois de entrar no convento. Usou de seus bens, para fazer o bem.

 

 

A generosidade e bondade de Santa Rita de Cássia tem sido inspiradoras para os projetos do Roupeiro de Santa Rita, experiência que tem atravessado o tempo e os mares. E chegou até a paróquia, primeiro para atender urgentemente uma situação pontual, de uma gestante cujo pai era ex- aluno de umas das voluntárias,  depois, em torno da criação e estabelecimento do projeto inteiro do Roupeiro, que consiste basicamente em preparar enxovais para crianças e acompanhar as gestantes e lactantes. Nossa proposta também é dar formações para as mães e famílias, bem como emprestar para noivas mais carentes, vestidos de noivas. Vivemos de doações da comunidades, cujas peças depois são consertadas e doadas para as crianças e es futuras mamães.

 

Nosso Roupeiro de Santa Rita do Futuro Santuário atende crianças de 0 a 12 anos, todas as gestantes são cadastradas e acompanhadas. Hoje, conta com local para receber as doações de roupas infantis, móveis e utensílios para os bebês e crianças, como berços, carrinhos, moisés e até brinquedos. Tem também duas máquinas de costuras para consertos das roupas. O objetivo é colocar as gestante para preparar os kits para seu futuro bebê. Temos no horizonte o desenvolvimento de atividades com as gestantes e suas famílias, como palestras sobre saúde, higiene pessoal e limpeza, bem como cursos  de cozinha e  artesanatos para geração de renda. Também o Roupeiro de Santa Rita quer se tornar uma experiência de convivência fraterna entre gestantes e voluntários, além oferecer atendimento de psicologia, fonoaudiologia, dentista, advocacia.

 

As atividades de nosso roupeiro não cessaram com a pandemia. Os cursos, palestras e atendimentos não puderam começar ainda, mas as doações de kit para gestantes e de móveis para crianças estão acontecendo, graças a Deus.  Nestes poucos meses foram ajudadas 30 famílias e gestantes de nossa paróquia e região. E as doações têm chegado, numa demonstração de grande solidariedade. As voluntárias produziram cerca de 500 máscaras e distribuíram para toda comunidade,  inclusive a máscara que está na imagem em frente à nossa Igreja.

 

Com o começo das atividades do Roupeiro de Santa Rita demos também um passo grande rumo à concretização do nosso Futuro Santuário. Contemplando a caridade, nosso Santuário se fortalece. Dando vida mais digna a quem mais precisa, a fé e devoção a Santa Rita encontram seu justo equilíbrio. O desenvolvimento das atividades do Roupeiro fará, então, do nosso Santuário uma experiência de amor e salvação, vida e graça, imitando na prática Santa Rita de Cássia, mulher de fé, oração e  caridade.

 

Todos os recursos para o trabalho do Roupeiro de Santa de Cássia vem das doações e ofertas do povo de Deus e dos devotos. Se você tiver roupas, calçados e móveis infantis, utensílios para bebês, para doação, deixe na secretaria paroquial ou ligue que vamos buscar: (43) 3336 31 66. 

 

Precisamos também de voluntários, para ajudar na organização, distribuição dos kits, materiais e  no trabalho com as gestantes. Necessitamos de profissionais para dar as palestras e cursos. Fale conosco. Ajude-nos nesta demanda. Graças serão derramadas.

 

Também se você desejar fazer qualquer doação em dinheiro, faça o depósito bancário, ou transferência bancária na conta do nosso futuro santuário. E por gentileza, nos envie um e-mail, informando sua doação para o Roupeiro de Santa Rita: santaritalondrina@sercomtel.com.br

 

Sicredi Banco 748
Agencia 0718 – Conta 44797-4

CNPJ 75228825/0052-07

 

Deus te abençoe e Santa Rita te proteja. Amém!

 

Pe. Edivan Pedro dos Santos
Paróquia Santa Rita de Cássia

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *