#Compartilhe

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e a Verbo Filmes estão produzindo uma série de vídeos sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia’’. O projeto consiste em apresentar o Documento do Papa Francisco, em vídeos curtos, segundo sua estrutura.

O primeiro vídeo cujo título é “Querida Amazônia: Os sonhos do Papa Francisco para a Pan-Amazônia” apresenta o sonho social do pontífice para a região e seus povos. Nesta edição, catorze pessoas de seis países da Pan-Amazônia (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) gravaram suas reflexões: sete mulheres e sete homens.

Devido à pandemia, o formato do programa é especial: as próprias pessoas que deram depoimento foram encarregadas de fazer a gravação, utilizando a câmera do celular. Houve, ainda, uma interação direta quanto a captação de imagens.

Confira o vídeo na íntegra:

Os sonhos do Papa

Com a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, o Santo Padre abre uma janela para o futuro da Amazônia formulando quatro sonhos: social, cultural, ecológico e  eclesial. Sonhos para um “todo plurinacional interligado” que inclui Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Perú, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

O primeiro sonho do Santo Padre para a Amazônia é o social. Diz o Papa na sua Exortação: “Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida”.

Nele, Francisco propõe o “diálogo social” como o método “para encontrar formas de comunhão e luta conjunta”. Um diálogo que comece “pelos últimos”, pois são eles os “principais interlocutores”. “A sua palavra, as suas esperanças, os seus receios deveriam ser a voz mais forte em qualquer mesa de diálogo sobre a Amazônia”, declara o Papa.

CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.