Nos dias 7 e 8 de março, foi realizado o 9º Encontro da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na Diocese de Palmas – Francisco Beltrão. No total, participaram mais de 100 jovens representando a comunhão da juventude das 18 dioceses do Paraná. A Arquidiocese de Londrina foi representada pelos jovens Everton Santana, coordenador do Setor Juvenil, e Maria Eduarda Maciel, secretária arquidiocesana do Setor Juvenil.

No encontro, foram oferecidas formações sobre o documento 85 (relativo à Evangelização da Juventude), o documento 103 (relativo à organização da Pastoral Juvenil no Brasil), a Campanha da Fraternidade 2020 e a Exortação pós-sinodal Christus Vivit.

Além disso, o Padre Gustavo Florêncio – assessor eclesiástico da Pastoral Juvenil do Paraná -, deu o impulso inicial com o tema da Jornada Diocesana da Juventude deste ano: Levanta-te. “Qual lugar mais precisa de nós?”, “Quanto tempo estamos doando para a evangelização?” e “O que podemos fazer a mais e de diferente pela juventude?” foram algumas das perguntas conduzidas pelo sacerdote.

Dom Amilton Manoel da Silva – bispo auxiliar de Curitiba, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e Referencial para a Pastoral Juvenil no Paraná -, compartilhou a experiência da Visita ad Limina Apostolorum (Para saber mais clique <aqui>). Ainda reforçou os compromissos em relação ao Dia Nacional da Juventude, da Peregrinação Jovem do Regional e do Encontro Nacional de Representantes Diocesanos da Juventude.

Na foto, Maria Eduarda e Everton, da Arquidiocese de Londrina, aparecem com dom Amilton Manoel da Silva, Referencial para a Pastoral Juvenil no Paraná

A Irmã Valéria Andrade Leal – assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB -, também se fez presente, ressaltando a missão primordial do Setor Juvenil: levar os adolescentes e jovens a um encontro pessoal com Cristo.

Além das formações, houve momentos de troca de experiências e oração. “O clima de acolhida e o cuidado na preparação do encontro favoreceram o ambiente de fraternidade e fizeram com que nos sentíssemos muito amados por Deus”, revela Maria Eduarda Maciel, secretária arquidiocesana do Setor Juvenil.

“Foi um encontro que nos deu novo ânimo para a missão”, diz Everton Santana, coordenador arquidiocesano do Setor Juvenil. “Queremos que todos os adolescentes e jovens se sintam chamados a levantar e ir ao encontro do Senhor”, conclui.

Setor Juvenil