No dia 7 de março, a Pastoral Familiar promoveu a primeira formação arquidiocesana de 2020, no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor. O encontro teve como tema a Preparação para o Matrimônio e a Liturgia da celebração matrimonial. Contou com a presença de cerca de 250 agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Londrina.

Dividida em duas partes, primeiramente a formação abordou o subsídio “Matrimônio: encontro de preparação”, de André e Karina Parreira. O tema foi abordado pelo casal coordenador pré-matrimonial do Regional Sul II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Todos os 11 capítulos do subsídio foram estudados parte a parte, formando os agentes da pastoral para trabalhar o método personalizado, no qual “saímos do comodismo de nossa paróquia e vamos ao encontro dos noivos, fazendo uma catequese matrimonial”, explicou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral Familiar, Gislaine do Socorro Cabeças.

O método personalizado está sendo usado também em outras dioceses, e, segundo a coordenadora, com resultados positivos. “Nós da Arquidiocese de Londrina estamos caminhando degrau por degrau para a implantar o método personalizado nas nossas paróquias, neste primeiro momento tivemos a presença e o auxilio do casal Edna e Gilberto, das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

O arcebispo dom Geremias Steinmetz também participou do encontro, levou sua bênção aos participantes e mais uma vez agradeceu a presença da Pastoral Familiar na formação das novas famílias e auxílio com as famílias na arquidiocese, em especial aos casais de segunda união, que precisam ser acolhidos com misericórdia na nossa Igreja.

A segunda parte da formação foi ministrada pelo coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese, padre Alexandre Alves Filho, que falou sobre o tema liturgia do matrimônio.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Roberto Vindica