CNBB Regional Sul 2 Útimas Notícias

Pascom reflete sobre os desafios da comunicação atual

#Compartilhe

A manhã deste segundo dia, 7 de março, do 10° Encontro Regional de Coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB abordou dois temas: a história da comunicação no Brasil, a partir da palestra da professora doutora Flora Neves Souza; e os desafios e perspectivas da comunicação, com palestra do professor doutor Reinaldo Zanardi.

 

“É importante para a Igreja conhecer o contexto no qual a comunicação nasceu no Brasil e ter um olhar crítico nesse sentido para não utilizar a comunicação como meio de controle”, defendeu a professora.

 

Para o professor Reinaldo, o grande desafio que a comunicação na Igreja e na sociedade enfrenta hoje é pensar a comunicação a partir das redes sociais e falar para vários públicos. “Na Igreja, podemos utilizar formas que já estão consolidadas na comunicação para comunicar conteúdos da Igreja de forma ética. Por que não usar memes e vídeos curtos, por exemplo, na comunicação das nossas paróquias?”, instiga o professor.

 

Mesa redonda
Depois das palestras, o bispo referencial da Pascom, dom Mário Spaki, e o assessor eclesiástico, padre Valdecir Bressani, se juntaram aos conferencistas para responder as dúvidas da plateia. Foram abordados temas como o fim do jornal impresso, o caminho que a Igreja trilha na comunicação e a diferença entre comunicar e informar.

 

Juliana Mastelini Moyses – Pascom Arquidiocese de Londrina

Foto: Nivaldo Santos – Pascom Diocese de Paranavai

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *