O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu neste domingo, dia primeiro de março, a Santa Missa de abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, com o tema: “Fraternidade e vida, dom e compromisso”. A Campanha da Fraternidade iniciou oficialmente em todo Brasil na quarta-feira de cinzas, dia 26 de fevereiro. Porém, como o arcebispo estava em Roma na Visita Ad Limina Apostolorum, a missa de abertura na arquidiocese foi transferida para o domingo, com a presença de dom Geremias.

Ativar o dinamismo expansivo da nossa vida. Esta é a ação que a campanha deste ano convida os cristãos, falou o arcebispo na homilia. “A campanha da fraternidade deste ano nos motiva a fazer da vida um grande dom e um profundo compromisso. Ativar o dinamismo expansivo da nossa vida através da solidariedade, do amor e da comunhão”, destacou dom Geremias.

O arcebispo também falou que é preciso refletir no tempo quaresmal sobre o que Deus espera de cada cristão. “Qual direção devo dar à minha vida para realizar o plano de Deus? Para saber o que Deus quer, preciso viver mais intimamente com Deus na oração, na escuta da palavra e naqueles três pontos que a Quaresma sugere: jejum, esmola e oração.”

A CF é realizada anualmente na Quaresma, tempo que vai da quarta-feira de cinzas à quinta-feira santa, com o objetivo de levar os cristãos à reflexão e ao compromisso concreto com a sociedade em vista do bem comum.

Neste ano a campanha visa defender a vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja. Tem como lema a passagem do Evangelho de Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). O texto do Evangelho que pauta a campanha mostra a misericórdia de Deus, centrada na figura do Bom Samaritano.
Durante a Quaresma, as paróquias, comunidades, pastorais e movimentos são convidados a criar ações concretas de participação e reflexão sobre a valorização da vida na sua realidade local.

PASCOM Arquidiocesana