Celebração na Catedral do Papa e quatro visitas marcaram o dia do episcopado paranaense

A Basílica de São João do Latrão, conhecida como a primeira Igreja de Roma e a Catedral do Papa, foi o local onde os bispos do Paraná celebraram a missa no início da manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Presidida por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, e ladeada por Dom Volodemer Koubetch, arcebispo metropolita ucraniano, e Dom João Seneme, bispo de Toledo, a missa expressou o amor, a comunhão e a unidade do episcopado paranaense com o Santo Padre.

Ao final da celebração, os bispos gravaram um vídeo com uma mensagem ao povo do Paraná

Após a missa, os bispos seguiram para o Vaticano, onde visitaram , primeiramente, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá e Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia e o Canto da CNBB, proferiu o discurso de apresentação em nome dos bispos.

“Uma coisa foi muito importante: foi valorizada a teologia do Concílio Vaticano II, onde os batizados feito povo sacerdotal celebram e o ministro ordenado serve a esse povo sacerdotal. Liturgia e eclesiologia caminham juntas. Saí muito feliz deste encontro, porque fomos felizes em nossa reflexão e fomos ouvidos e ouvimos e o diálogo fraterno nos impulsionou  a termos mais coragem, disposição, critérios para viver os desafios da liturgia no nosso Paraná”, disse Dom Edmar.

O segundo lugar de visita ficava no andar de cima do mesmo prédio, a Congregação para a Causa dos Santos. Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, foi o responsável pelo discurso. Além de apresentar a realidade da Igreja do Paraná, os bispos tiveram ocasião de conversar com o prefeito para a causa dos santos sobre o processo de beatificação da Madre Leoni Milito, fundadora das Irmãs Claretianas, em Londrina; e também sobre o processo aberto na diocese de Palmas e Francisco Beltrão do Frei Ângelo Carù, da Ordem dos Agostinianos Descalços.

Ainda na parte da manhã, os bispos dirigiram-se até o Palácio do Governo do Vaticano, onde visitaram a Secretaria de Estado Segunda Seção, recebidos pelo Cardeal Pietro Parolin. Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu, fez o pronunciamento em nome dos bispos. No vídeo abaixo, Dom Sérgio fala sobre esse Dicastério da Cúria Romana.

No período da tarde, aconteceu a visita à Congregação para as Igrejas Orientais, onde Dom Volodemer Koubetch, arcebispo eparca, foi o responsável pelo discurso. Ele partilhou sobre a dificuldade de se manter a identidade cristã ucraniana e o senso de pertença às comunidades paroquiais do rito ucraniano.

Dom Volodemer Koubetch

No vídeo, Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá, faz um resumo sobre as atividades da Visita Ad Limina nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

Amanhã, 21 de fevereiro, pela manhã os bispos visitarão o Dicastério para a Comunicação e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, à tarde celebrarão a eucaristia na Basílica de são Paulo Fora dos Muros.

Texto, fotos e vídeos: Karina de Carvalho
Assessora de comunicação