GBR Pastorais e Movimentos SMP / GBR Útimas Notícias

Encontro dos Grupos Bíblicos de Reflexão aborda o profetismo

Tema será estudado ao longo dos próximos três anos nos GBR e Dia da Palavra nos setores

 

O Encontro de Formação para os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) deste ano foi realizado no domingo, 16 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro. De acordo com informações dos organizadores do evento, participaram aproximadamente 700 pessoas.

 

A formação teve como tema “Profetas e profetismo”. Este é o conteúdo do livro que subsidia os estudos do GBR, que será estudado ao longo dos próximos três anos (2020, 2021 e 2022) nos grupos e no Dia da Palavra nos setores.

 

Esta primeira formação foi conduzida pela assessora de cursos bíblicos voltados para a pastoral e membro da equipe de redação do subsídio para os Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina, Patricia Zaganin.

 

A assessora comentou a importância do estudo do profetismo. “Os profetas nos trazem mensagem de esperança e também a denúncia para o combate a injustiças. Profecia é anúncio e denúncia”, disse. Patrícia explicou que este tema será estudado durante três anos e que neste primeiro serão abordados os profetas do período antes do exílio, desde Samuel, Natan e Elias, que são profetas não escritores, ou seja, que não possuem livros, e os profetas escritores como Oséias, Amós e Miqueias, do período de ouro da profecia bíblica, no séc. VIII A.C.

 

A Irmã Maria Fernanda de Godoy, assessora dos GBR, enfatizou a importância da formação para todos os fiéis para que as discussões nos grupos possam ser mais enriquecedoras e que as pessoas possam falar com mais conhecimento. “A partir desses possamos fortalecer a nossa Igreja nas dimensões proféticas e missionárias”, concluiu.

 

A participante do encontro Ivani Pinheiro de Oliveira da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Centenário do Sul, Decanato Porecatu, ficou muito a atenta a todas explicações, e disse o motivo. “Esta formação vem nos ajudar a entender as leituras sobre os profetas, pois não são leituras que costumamos fazer diariamente e não temos tanta intimidade, mas se a gente tiver formação e foco, o Espírito Santo vai nos iluminando e nos dando sabedoria para compreender as leituras”, afirmou Ivani.

 

As próximas formações serão por decanato conforme a necessidade na arquidiocese.

Irene Alves
PASCOM Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo

 

 

 

 

Fotos: Aércio Pinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *