Paróquias Útimas Notícias

Padre Marcelo Cruz é o novo pároco da Sant´Ana

Com uma explicação sobre o roteiro da solenidade de posse, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz, abriu a celebração da Santa Missa que oficializou o padre Marcelo Cruz como novo pároco da paróquia Sant’Ana, na Gleba Palhano, no último domingo (2), na Capela Sant’Ana. Além dos paroquianos, a capela estava repleta de pessoas vindas da comunidade Cristo Redentor, que era atendida pelo padre.

 

“Atos eclesiais de nomeação e posse de um padre são um ato normal no trabalho da Igreja. A mudança é importante, traz novos ventos, ideias novas, crescimento às comunidades”, disse ele acrescentando que para os padres o processo também é benéfico, pois permite que deem novos passos em seus ministérios. A cerimônia de posse, entretanto, teve início minutos antes, na sacristia, com o juramento de fidelidade feito por padre Marcelo ao arcebispo, com a presença dos ministros da Eucaristia escalados para a celebração.

 

Dom Geremias também agradeceu o trabalho realizado pelo padre Manuel Joaquim durante os 10 anos que esteve à frente da paróquia, ressaltando sua contribuição para o crescimento da comunidade como Igreja e como povo de Deus. O bispo justificou a transferência do padre para Florestópolis, dizendo que seu conhecimento teológico, científico, cultural são necessários para que esta sua nova comunidade possa sentir-se cada vez mais como “povo de Deus”.

 

Durante a entrega da estola, feita por uma paroquiana ao padre Marcelo, dom Geremias explicou que o paramento significa o poder dado ao sacerdote na condução da comunidade, mas um poder que se sintetiza no serviço à comunidade. “Ele coloca na mão do povo a salvação, leva à sua comunidade os ensinamentos, a luz de Cristo. Vivendo seu ministério com alegria, com misericórdia, ele leva a comunidade também a viver com alegria o Evangelho.”

 

Em sua homilia, o arcebispo relacionou o Evangelho do dia, a apresentação de Jesus no templo, com a chegada oficial do novo pároco à Sant’Ana. “Que Deus abençoe e ilumine este discípulo de Jesus em sua missão, dando continuidade ao trabalho de renovar a fé das pessoas, de falar da Palavra de Deus, diante de uma comunidade tão grande como esta.”

 

Após a comunhão, padre Marcelo fez seu pronunciamento aos paroquianos da Sant’Ana e também lembrou detalhes de seu trabalho com a comunidade Cristo Redentor. “Meu lema de sacerdócio, ‘Vendo a multidão, teve compaixão dela’, sei que assumir a condição de pastor segundo o coração de Jesus nunca é simples. Exige desprendimento e despojamento. Precisei deixar as comunidades Cristo Redentor, São Francisco e Santa Clara, quantas experiências passamos. Vocês vão ficar para sempre em meu coração.”

 

Dirigindo-se à sua nova comunidade, o sacerdote lembrou que já havia passado pela região, pelas casas de muitas famílias quando trabalhava como construtor. “Agora, quero passar por vossas vidas construindo relações, estreitando laços de amizade, proximidade, e sendo o pastor que vocês precisam. Quero sonhar com cada um de vocês.”

 

Representantes da paróquia Sant´Ana também deram boas-vindas colocando toda a equipe de laicato a serviço de padre Marcelo, desejando-lhe sucesso em seu trabalho. Também agradeceram ao padre Manuel Joaquim por tudo o que construiu junto à comunidade, pela disponibilidade com que sempre atendeu a todos os paroquianos.

Célia Guerra
PASCOM Arquidiocesana

 

 

 

 

Fotos: Ernani Roberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *