Paróquias Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Arquidiocese é consagrada ao Imaculado Coração de Maria

Santa Missa celebrou os 85 anos de Londrina e encerra semana de visita pastoral de dom Geremias à Catedral de Londrina

 

A festa da Imaculada Conceição neste ano, no dia 8 de dezembro, teve tripla celebração na Catedral Metropolitana. A Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelos padres da Catedral Rafael Solano e Vitor Hugo Possetti comemorou também o aniversário de 85 anos da cidade de Londrina e o aniversário da Dedicação da Catedral, ocorrida em 1985. Ao final da celebração, o arcebispo consagrou a arquidiocese ao Imaculado Coração de Maria. A Santa Missa contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do vice João Mendonça, vereadores e autoridades políticas, civis e religiosas.

 

A cidade de Londrina nasceu sobre os pilares da fé que brota da cruz de Cristo e do mistério de Nossa Senhora, explicou dom Geremias na homilia. “Desde as primeiras casinhas desta cidade, lá no meio tinha uma igreja, de onde esta fé foi proclamada, de onde esta fé iluminou as famílias, iluminou a construção desta cidade, onde o Evangelho estava presente”, explica o arcebispo.

 

Durante esta semana de visita pastoral, dom Geremias teve a oportunidade de conhecer variados seguimentos da sociedade de Londrina, comércio, hospitais, escolas, projetos sociais. “Os locais visitados na cidade mostram como cada vez mais a Igreja precisa inserir-se nesta sociedade para continuar a serviço e em diálogo.”

 

Dom Geremias explicou que a liturgia da Festa da Imaculada celebrada na Santa Missa e o tempo do Advento que os cristãos estão vivendo em preparação para o Natal são duas celebrações que se misturam. “Uma dá sentido à outra”, destaca. A primeira leitura narra o pecado de Adão e Eva, “mas ao mesmo tempo Deus abre a porta da salvação no diálogo com Eva e depois com a serpente: ‘a mulher ferirá a cabeça da serpente’.”

 

Neste momento Deus deixa claro que pretende vir em socorro da humanidade, sua criatura predileta, explica. E Ele vem através de Maria, imaculada e sem mancha. “Nossa Senhora é chamada cheia de graça na Sagrada Escritura e pelo anjo. Assim a Igreja precisa continuar caminhando, sobretudo sendo testemunho da Palavra de Deus no mundo. A Igreja antevê em Nossa Senhora o nosso futuro, a nossa comum vocação à santidade que já é plenificada e consumada em Maria. Maria não tem apenas uma função, mas é ícone daquilo que a Igreja e toda humanidade é chamada: à santidade que Deus quer de todos para glória de Deus.”

 

Ao final da celebração, dom Geremias conduziu a consagração da Arquidiocese de Londrina ao Coração Imaculado de Maria, juntamente com o Movimento Sacerdotal Mariano.

 

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Marcio Vendrametro

2 respostas

  1. Que no Imaculado Coração de Maria, consagrados pelo seu pastor, possam os fiéis londrinenses encontrar refúgio e o caminho seguro que os conduzirão a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *