Comunidade do Decanato Centro se reúne para revitalização do Vale do Rubi

Reativada em 2017, inspirada no tema da Campanha da Fraternidade de 2016 e de uma ação do 3º Objetivo das Santas Missões Populares realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Universo, a Associação dos Nove Bairros (ANB) está mobilizada em prol da revitalização do Vale do Rubi. A área do vale abrange bairros das paróquias Nossa Senhora Rainha do Universo, Rainha dos Apóstolos e Nossa Senhora Auxiliadora, do Decanato Centro.

“A falta de segurança e a falta de manutenção do Vale do Rubi durante anos, motivaram a mobilização da comunidade em prol de melhorias para o local, e assim, realizar o sonho em poder “celebrar e viver” o Rubi com dignidade e qualidade de vida”, conta Euclides Nandes Correia, coordenador do 3º Objetivo das SMPs da Rainha do Universo e vice-presidente da ANB.

Assim nasceu o projeto “Vale do Rubi, Viva!”, que tem o objetivo de transformar o vale em um local preservado ambientalmente, seguro e de lazer. O Vale do Rubi e seu entorno tem aproximadamente 71 mil metros quadrados e faz parte da Zona Especial de Fundo de Vale e Preservação Ambiental da cidade de Londrina. A área conta com nascentes, imensa área verde, fauna e área de lazer com campo de futebol, pista de skate (half pipe) e pistas de caminhada.

A associação está promovendo reuniões com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores para definir a elaboração de um projeto de revitalização que será feito pelo IPPUL ((Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) com a participação da comunidade.

Em agosto, para chamar a atenção para o projeto, foi realizado o primeiro evento “Família reunida pelo Vale, com a participação de cerca de 1.500 pessoas. As atividades iniciaram com um culto ecumênico e um abraço no Vale. Teve apresentação de orquestra, coral jovem, Taiko, partida de futebol e uma visita guiada pelo Vale que mostrou suas belezas, mas também seus problemas.

Durante a visita guiada foi apresentada a nascente do córrego Rubi e foram dadas algumas dicas de conservação por uma técnica da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Os participantes plantaram mudas de árvores. Também se detectou algumas áreas de erosão provocadas pela chuva e pela falta de conservação do solo no local. (Colaborou Marisa Colares, coordenadora SMP da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos)

Aline Machado Parodi
PASCOM Arquidiocesana

Matéria publicada na edição de outubro do Jornal da Comunidade – JC – da Arquidiocese de Londrina