O arcebispo dom Geremias Steinmetz celebrou na quinta-feira, 7 de novembro, o segundo dia da novena de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná no Santuário Estadual, em Paranaguá. Nesse dia, a intenção da novena foi pelas famílias. ““A felicidade é encontrada na família, com a família, no amor entre as pessoas. Na família que verdadeiramente busca o amor de Deus”, afirmou o arcebispo na homilia.

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, neste ano em sua 206ª edição, é o maior evento religioso do sul do país. Reúne anualmente milhares de pessoas em Paranaguá, a cidade mais antiga do Paraná.

Como é tradição, o novenário é iniciado no dia 6 e vai até o dia 14. As missas com a novena são celebradas em quatro horários, 6 e 9 da manhã, 15h e 19h. Para a celebração das 19 são convidados os bispos das diversas dioceses do Paraná.

Desde o início da novena de 2019, o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, tem ficado lotado de pessoas em todos os horários. Quem não consegue lugar dentro da igreja pode acompanhar nos dois telões instalados nas laterais em frente à entrada principal.

As romarias são recebidas durante todo o ano, mas especialmente durante a festa, de 3 a 17 de novembro, são esperadas mais de 400 caravanas. A maior parte vem para o dia 15, ponto alto da festa, dia da Padroeira do Paraná, quando acontece a Procissão Solene. Conhecida como Procissão dos Milagres, dela participaram, em 2018, em torno de 100 mil pessoas. O povo acompanha a imagem até a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário no centro histórico de Paranaguá.

No dia seguinte, 16, que este ano é sábado, aguarda-se um número recorde de pessoas para acompanhar a segunda procissão. Conhecida como “Procissão do Retorno”, tem início na igreja matriz, após a missa das 18 horas. Esta procissão traz “de volta” a singela imagem de Nossa Senhora do Rocio, de volta ao seu nicho, na igreja centenária. A festa se estende até o domingo, dia 17 de novembro.

PASCOM Arquidiocesana e PASCOM Diocese de Paranaguá – Jornalista Giolete Babinski

Fotos: Santuário Nossa Senhora do Rocio- Paranaguá PR