Arcebispo Festas / Eventos Útimas Notícias

Dom Geremias preside as celebrações do Círio de Nazaré na Diocese de Macapá

As celebrações da festa do Círio de Nazaré, em Macapá, recebeu de forma especial este ano, a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Londrina, no Paraná, Dom Geremias Steinmetz. Em virtude da realização do Sínodo da Amazônia, o bispo diocesano Dom José Conti, não esteve presente na programação do Círio 2019.

O Arcebispo desembarcou em Macapá sexta-feira, 11, e acompanhou a Romaria dos Rodoviários que levou a imagem peregrina até o município de Santana. Na manhã de sábado, 12, esteve nas romarias fluvial e dos motociclistas. Para ele este foi um momento de muita alegria e solidariedade ao povo amapaense.

“O convite de Dom Pedro é uma alegria e um momento de solidariedade ao povo da Amazônia. Viver essa realidade diferente, principalmente ver o rio, as pessoas, a cultura, a religiosidade, as manifestações da realidade popular com um objeto de devoção a Nossa Senhora, em cada cultura vemos a diversidade de expressões”, disse Dom Geremias.

A programação contou com a presença do Arcebispo ainda nas celebrações da Apresentação do Manto e dia do Círio que aconteceu neste domingo, 13 de outubro, a partir das 7h, no santuário de Nossa de Fátima.

Círio 2019

A festa do Círio aconteceu no dia 13 de outubro começando a partir das 7h, com missa campal em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O tema escolhido para este ano é “Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionária” e o lema: “O Senhor fez por nós maravilhas, Santo é seu nome” (Lc 1,46-55). A festividade oportunizou a reflexão sobre a missionariedade e ecologia integral, em alusão ao sínodo da Amazônia e o Mês Missionário Extraordinário, declarado pelo Papa Francisco.

Márcia Fonseca
Diocese de Macapá