Celebramos hoje o dia de Nossa Senhora do Rosário, festa esta que foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Em 1214, São Domingos de Gusmão teve uma visão de Nossa Senhora, e o mesmo recebeu em mãos o Santo Rosário de Nossa Senhora, e a partir desse sonho começou a divulgar a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário atravessa os séculos, trazendo a Igreja para o lado de Maria Santíssima, que a leva para a Salvação de Jesus. O Rosário de Maria une a terra aos Céus. Maria Santíssima, em Suas várias aparições (como, por exemplo, em Fátima), sempre insiste para que as pessoas rezem o Rosário, que é um dos caminhos para se chegar a Jesus e a Salvação eterna. O Santo Rosário é também uma poderosa arma de intercessão, um meio certo de se obter graças através da Virgem Maria.

A palavra rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe do Céu, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo oferecemos um buquê de duzentas rosas à Virgem Maria.

Em Londrina, temos uma única Paróquia com o título de Nossa Senhora do Rosário, a qual fez neste ano de 2019 56 anos de existência. A comunidade foi fundada pelos padres Dominicanos. Hoje conta com a presença de padres diocesanos, sendo eu o atual pároco.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Pe. Laurindo Lopes da Silva
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Londrina PR.

Referências:
São Domingos de Gusmão e a origem do Santo Rosário in Apostolado do Oratório.
A história do Santo Rosário in Opus Dei.
Nossa Senhora do Rosário, Cruz Terra Santa / Santos e Ícones Católicos. <http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-rosario.