GBR Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Levar a Igreja até as famílias

Neste ano, o Dia da Palavra, realizado todas as primeiras quintas-feiras do mês na arquidiocese, foi diferente para os fiéis da Paróquia do Km 9. As sete comunidades integrantes da rede foram divididas em setores e cada setor realizou o seu “Dia da Palavra” nas residências. A participação superou as expectativas e os grupos vivenciaram o verdadeiro trabalho missionário conforme orientação do projeto de Missão Popular Permanente. 

 

Quem protagonizou o trabalho nos grupos de reflexão foram os leigos da paróquia. Distribuídos em pastorais, cada três leigos ficavam responsáveis  pelo Dia da Partilha da Palavra naquele mês. A preparação dos encontros se deu toda primeira segunda-feira de cada mês e foi utilizada a metodologia  da Leitura Orante, seguida da partilha da palavra. 

 

A proposta foi saudável, porque além de incentivar coordenadores dos grupos de reflexão que estavam desestimulados, levou todas as pastorais a se envolverem nos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR).  As partilhas da Palavra nas casas visitaram pelo menos 180 famílias, muitas afastadas pastoralmente da Igreja.

 

Preparação para o Batismo também nas famílias

Este ano, o formato do Dia da Palavra nas famílias está se repetindo em pelo menos três das oito comunidades da Rede de Comunidades Nossa Senhora Aparecida. Na comunidade rural São Sebastião, Usina Três Bocas, o Dia da Palavra já chegou a reunir, nas primeiras quintas-feiras, mais fiéis que a celebração Eucarística do fim de semana. 

 

Na Comunidade Nossa Senhora do Carmo houve uma tentativa de se fazer o Dia da Palavra na Capela, mas as famílias não responderam ao “chamado” e a solução foi retornar para os encontros nas casas.

 

A coordenadora da comunidade, Patrícia Fonseca Pereira, afirma que o Dia da Palavra neste formato está sendo uma catequese nos lares, onde há momento de aproximação da comunidade e vizinhos ao redor da Palavra. “A partilha fica muito mais interativa, simples e participativa e ainda temos belos testemunhos e histórias que nos reanimam na fé”, lembra.

 

Com a chegada do padre Jorge Pereira de Melo na paróquia, outro projeto com a característica da Igreja em Saída e iniciação à vida cristã começou a ser colocado em prática: os encontros em preparação ao Batismo nas famílias. 

 

Duplas em cada comunidade vão ao encontro de casais que querem batizar seus filhos ou são padrinhos. Serão cinco encontros, em cada família, utilizando um subsídio especial com momentos de acolhida, oração e reflexão sobre o verdadeiro sentido do batismo. A ideia é que o antigo “curso de batismo” dê lugar a uma catequese familiar sobre o batismo, além de promover acolhida destas famílias na comunidade.

Flora Neves
PASCOM Paroquial

 

Fotos: Arquivo pessoal

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *