Arcebispo Útimas Notícias

Dom Geremias mais próximo da Igreja de Rolândia

Acompanhe em textos, vídeos e áudios como foram as duas semanas da visita pastoral do arcebispo na cidade

 

Em visita pastoral a Rolândia do dia 2 ao dia 14 de setembro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz procurou atingir duas dimensões eclesiais: “ad intra” e “ad extra”, ter um olhar atento para o interior e para o exterior da Igreja. O arcebispo dedicou um ou dois dias a cada uma das cinco paróquias da cidade: Paróquia São José, Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia da Ressurreição e Paróquia São Paulo Apóstolo, bem como suas capelas.

 

Logo no segundo dia de visita pastoral a Rolândia, no dia 4 de setembro, dom Geremias participou do programa Em Nome do Senhor, da Rádio Cultura, com o diácono Adilson. Confira:

 

 

Além de conhecer as comunidades, dom Geremias conversou com os padres, diáconos e fiéis, apresentando o planejamento pastoral da arquidiocese e escutando sobre a realidade e vida pastoral das comunidades de Rolândia. “Dom Geremias deixou uma mensagem muito bonita. Ele falou da pessoa de Cristo, que Cristo está no centro da vida do ser humano, devemos nos aproximar de Cristo, amar a Cristo, amar a cruz de Cristo e ver nEle a ressurreição, a vida eterna”, comentou o pároco da Paróquia da Ressurreição, padre Layrton dos Santos PMS.

 

Padre Djohn Denys comenta a reação dos fiéis ao receber o arcebispo e a programação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida:

 

 

Irmã Elizabeth Mendes, gestora interna da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida, explica o trabalho desenvolvido pela instituição localizada no território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

 

 

Dom Geremias foi recepcionado na Unidade Social Nossa Senhora Aparecida com apresentação das crianças:

 

 

A cada noite, dom Geremias presidiu a Santa Missa em uma comunidade. “Ao celebrar a missa, ele está rodeado de leitores, ministros da Eucaristia, coroinhas, de movimentos e pastorais. Quer dizer, o pastor está ao centro e todos os movimentos e pastorais ao redor fortalecendo esse pastor”, fala o pároco.

 

A leiga Edneia Ribeiro Lopes comenta o trabalho realizado e a visita do arcebispo à Capela Sata Rita, do Jardim do Lago:

 

 

No dia 2 de setembro, dom Geremias celebrou a Santa Missa da primeira segunda-feira do mês no Cemitério Municipal de Rolândia, local onde estão enterrados três padres e seis religiosas que exerceram seu ministério na cidade. Monsenhor José Agius, administrador paroquial da São Paulo Apóstolo, explica a devoção da primeira segunda-feira do mês e os nomes dos padres enterrados no cemitério. 

 

 

Frei Rodrigo Vieira OSA, pároco da São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima comenta a programação do dia de visitas aos territórios paroquiais e sobre a Casa de Missão Filhos da Luz, confira:

 

 

Diácono Adilson de Freitas, fundador da Comunidade Filhos da Luz, explica o carisma da comunidade visitada por dom Geremias no dia 4 de setembro:

 

 

Ad extra

Na dimensão “ad extra”, dom Geremias visitou escolas, Unidades Básicas de Saúde, centro de convivência de idosos, creches, batalhão da Polícia Militar, prefeitura, associação comercial, APAE, Secretaria de Saúde, hospital e asilo, levando a presença do Evangelho a variados ambientes. “Os filhos chegavam falando: ‘o bispo foi na minha escola hoje’”, contou Bruna Moraes, da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima.  “Uma das minhas filhas falou que não tinha dado tempo dele passar na sala dela. Mas ela falou que ia pegar a bênção dele aqui”, conta Bruna, que participou da missa de encerramento da visita pastoral que reuniu todas as comunidades no Campo do Terrão.

 

O senhor Natal Balan, do Terço dos Homens, também participou da missa com os netos, que serviram ao altar como coroinhas. “Esperamos a volta dele em breve.”

 

Norma das Neves Castilho, 60, do Movimento Adoradores da Eucaristia, andou 30 minutos a pé para participar da missa. No trajeto ela foi rezando 40 Pai Nossos, pedindo pela paz. “Eu vim sozinha, eu e Jesus”, conta.  “As visitas foram uma bênção. Rolândia estava precisando de paz. Em todo lugar que ele vai está sendo uma paz para a nossa cidade. E o pessoal só está comentando que está bom.”

 

No dia 3 de setembro, dom Geremias celebrou a Santa Missa no Centro de Convivência de Idosos (CCI), local que acolhe cerca de 270 idosos durante o dia para atividades recreativas e de interação. Escute a entrevista com o idoso José Norberto da Silva:

 

 

Juventude

No sábado, dia 14 de setembro, dom Geremias se encontrou com os jovens da cidade na Paróquia São José. São ao todo 15 grupos de jovens divididos entre as paróquias e capelas. O arcebispo respondeu às perguntas dos jovens e mostrou um pouco dos trabalhos realizados na arquidiocese.

 

Os jovens se animaram com a presença do arcebispo, conta Karla Moraes, 20, coordenadora do Setor Juvenil do Decanato Rolândia. “Na cabeça de muitos deles a figura do arcebispo é muito distante para chegar, conversar. Hoje o jovem pôde falar diretamente com o representante da Igreja e tirar suas dúvidas, eles gostaram muito. Ele foi muito aberto, muito receptivo e os jovens aos poucos se abriram para perguntar. Surgiram perguntas ‘polêmicas’ para a juventude.” Dentre os assuntos, dom Geremias falou sobre homossexualidade, tatuagem, suicídio e depressão. “É muito bom saber que nosso arcebispo está tão disposto a estar próximo, ele quer saber como está, conhecer as dificuldades, as coisas boas. Me senti acolhida por ele”, conclui Karla.

 

A coordenadora do Setor Juvenil do Decanato Rolândia apresenta os grupos presentes no encontro do dom Geremias com os jovens de Rolândia:

 

 

Capelas rurais

Dentre as capelas rurais visitadas está a Capela São Pedro, na Comunidade Ribeirão Vermelho. Ali toda comunidade se dividiu para preparar a recepção ao arcebispo.  “Os ministros tomam a frente da preparação da igreja, para organizar e deixar tudo certinho. As mulheres ficaram com a limpeza e a organização da igreja, do salão, das comidas. Ficamos muito felizes com a visita”, conta a catequista Alessandra Lisse Miotto, 34.

 

 

Próximo dali, a Capela São Rafael, também reuniu toda comunidade para a visita do arcebispo. “Dom Geremias como chefe da comunidade, da Arquidiocese de Londrina, mostrou ser o pastor de todas as igrejas”, fala Estefano Godofrego Rodolfo Gair, 83. Estefano compara à atitude de Jesus, que ia nas comunidades onde era preciso levar a Palavra. “É o exemplo que o dom Geremias também está fazendo.”

 

Escola

Nas escolas que visitou, dom Geremias respondeu às perguntas das crianças e adolescentes. Na Escola Municipal Maria Teixeira Georg e no Colégio Bom Jesus, o arcebispo falou sobre sua vocação e esclareceu as dúvidas sobre pecado.

 

No Colégio Bom Jesus, os estudantes cantaram uma música de boas vindas ao dom Geremias:

 

 

“Os alunos estavam ansiosos pela visita, fizeram perguntas muito saudáveis, coerentes. Realmente eles têm muitas perguntas e muitas dúvidas”, fala Janaina Andreza Benelli, diretora da Escola Maria Teixeira Georg.

 

No vídeo, dom Geremias responde a uma criança que pergunta sobre o pecado do orgulho:

 

 

Padre Joel Ribeiro Medeiros, pároco da São José, ficou admirado com a receptividade das crianças. “Ele está falando com as crianças e a criançadinha fica toda sentadinha escutando, como foi nos outros colégios. É impressionante o silêncio, a escuta, essa unidade.”

 

Ouça na entrevista com a diretora da Escola Municipal Garrastazu Médici, Silvana Cristina Borges Regatieri, sobre a visita de dom Geremias à escola no dia 3 de setembro. A instituição atende 530 crianças da Educação Infantil ao 5º ano fundamental.

 

 

No Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, no dia 4 de setembro, o arcebispo conversou com os professores sobre a situação da educação. Ouça na entrevista com dom Geremias:

 

 

Continuidade

Segundo o padre Joel, as comunidades vão dar continuidade à fala do arcebispo. “Vamos trabalhar de tal forma que todos possam refletir e que seja uma palavra que realmente seja vivenciada.”

 

O padre também destacou que as visitas e a aproximação com o bispo fortaleceram a comunidade. “A cada entidade, a cada instituição a gente vai ficando muito feliz com a receptividade. Em todos os lugares que a gente vai é muito interessante.”

 

ACIR

Na Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), dom Geremias dialogou com empresários sobre questões como desemprego, profissionalização e a relação entre Igreja e sociedade. “Foi um diálogo bem aberto ao que chamamos de Doutrina Social da Igreja”, destacou dom Geremias.

 

Para Claudio Luis Mota, da diretoria da ACIR, a conversa com o arcebispo demonstrou a preocupação que a Igreja tem em agir na sociedade. “A responsabilidade que ela trabalha em cima da educação dos jovens, da criança e principalmente a base familiar que nós temos que construir, a base familiar é muito importante”, conclui.

 

 

Fotos Tiago Queiroz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *