Com o objetivo de  conhecer a realidade das comunidades e do povo de Deus da Igreja Particular de Londrina, dom Geremias Steinmetz dá um novo passado no seu ministério nesta arquidiocese: as visitas pastorais. A Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Centenário do Sul, deu a largada, em agosto. Neste mês, dom Geremias visitou as paróquias de Rolândia. Uma oportunidade de confirmar as pessoas na fé e reapresentar a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O  arcebispo esteve em Centenário dos Sul nos dias 1, 2 e 3 de agosto. Nesse período, o arcebispo não circulou apenas naquilo que envolve a vida religiosa da paróquia, mas conheceu questões que afetam e envolvem a totalidade da vida do rebanho a ele confiado, levando a presença do Evangelho a todos os ambientes. “As visitas pastorais são exatamente no sentido de conhecer mais o povo, conhecer as realidades locais de cada paróquia e assim conhecer pouco a pouco a realidade da totalidade da Arquidiocese de Londrina”, explicou dom Geremias.

O arcebispo visitou escolas, creches, asilo, instituições civis, poderes executivo, legislativo e judiciário, conselho tutelar, hospital, capelas, doentes, casas de família e viveu o dia a dia da comunidade de Centenário do Sul. “Com [a visita pastoral a Centenário] nós esperamos abrir uma nova etapa da evangelização em Londrina neste ministério episcopal que começou há dois anos e certamente precisa ainda de uma maior profundidade.”

É também, como lembrou o padre Marcos José dos Santos, pároco da Nossa Senhora das Graças, uma oportunidade de convivência fraterna entre os fiéis e dom Geremias. “De estreitar os laços de amizade e comunhão com o arcebispo e ao mesmo tempo dele conhecer a vida, a caminhada da nossa paróquia e também da nossa cidade”, acredita o padre.

O arcebispo já havia visitado todas as comunidades da arquidiocese, celebrando missas, sacramentos e ministrando palestras e formações para os fiéis. Com as visitas pastorais é diferente. O arcebispo dedica um tempo exclusivo para conhecer e conversar com a comunidade. “A gente já teve algum contato, ele já veio aqui algumas vezes, mas esta semana foi um contato mais profundo, um contato até de conhecer mais a pessoa dele, como pessoa humana também”, fala o diácono Marcos Cotobia, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Assim como fez em Centenário do Sul, o arcebispo começa pouco a pouco a visitar as outras paróquias da arquidiocese. Neste mês de setembro, entre os dias 2 e 14, visita a cidade de Rolândia. De acordo com a extensão territorial, dom Geremias dedicou um ou mais dias a cada uma das cinco paróquias da cidade: Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, Paróquia da Ressurreição e Paróquia São Paulo Apóstolo.

Em todos os locais visitados, a oportunidade de vivenciar as alegrias e também as dores do povo. “Estivemos em várias esferas ligadas à sociedade, ao povo. A função da Igreja é fazer esse diálogo de comunhão, levando uma palavra de esperança para nossa cidade”, explica o pároco da São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, frei Rodrigo Vieira OSA.

Mais uma vez valeu a pena, comenta dom Geremias, “o fato de se fazer presente nas comunidades e nos mais diferentes projetos e instituições, para que a gente possa continuar tendo uma noção do que de fato é a vida do nosso povo e ter uma visão mais realista do que acontece com o nosso povo”, comenta o arcebispo.

A cada uma das noites em Rolândia, o arcebispo presidiu a Santa Missa em uma paróquia ou comunidade diferente e fez um encontro com as lideranças. Um momento significativo do bispo com o seu rebanho, acredita padre Layrton dos Santos PMS, pároco da Paróquia da Ressurreição. “Ao celebrar a missa, ele está rodeado de leitores, ministros da Eucaristia, coroinhas, de movimentos e pastorais. Quer dizer, o pastor está ao centro e todos os movimentos e pastorais ao redor fortalecendo esse pastor.”

Para o padre Djohn Dennys Souza dos Reis, pároco da Nossa Senhora Aparecida, o que se destaca nos dias de visita pastoral do arcebispo é a Igreja em saída, que vai até o povo. “A imagem das crianças chegando, abraçando o arcebispo, querendo fazer algumas perguntas, estar próximo. Demonstra como uma igreja em saída atrai aqueles que precisam ser atraídos para o Cristo”, comenta. “As pessoas estão felizes de ter o bispo visitando seu comércio, abençoando seu local de trabalho, ter o bispo na sua escola.”

A próxima visita pastoral de dom Geremias será à cidade de Cambé entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana
JC – Ediçao Setembro 2019

Assista o vídeo da primeira Visita Pastoral de Dom Geremias na Arquidiocese de Londrina:

FOTOS:

Fotos: Glalce Tatiane da Silva, Juliana Mastelini Moyses, Luiz Vianna, Ronaldo Pereira da Silva,   e Tiago Queiroz