Útimas Notícias

Visita pastoral: Dom Geremias visita escolas, comércio e comunidades da Vila Oliveira

No seu terceiro dia em Rolândia, 4 de setembro, dom Geremias concentrou sua visita na população atendida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Oliveira. O arcebispo visitou três escolas, uma creche mantida pelas irmãs franciscanas do Sagrado Coração e a unidade social Nossa Senhora Aparecida, o comércio da rua Saguaragi e a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, que atende os conjuntos Perazolo, Francischini e Tomie Nagatani.

 

 “As pessoas estão felizes de ter o bispo visitando seu comércio, abençoando seu local de trabalho, ter o bispo na sua escola”, comenta o pároco, padre Djohn Dennys Souza dos Reis. Foi a primeira vez que o bairro Perazolo, onde está localizada a Capela Nossa Senhora de Guadalupe, recebeu a visita de um bispo. É um bairro novo onde moram mais de 2 mil famílias, a capela ainda está em construção e a previsão de inauguração é dezembro deste ano. “Foi uma surpresa porque a gente não pensou que ele fosse vir tão rápido fazer essa visita aqui pra gente. É uma alegria total. A gente tem rezado por ele, sempre coloca nas nossas orações’, conta Maria de Lourdes Soares Ramos, liderança da comunidade.

 

Padre Djohn fala que nesses dias o que se destaca é a Igreja em saída, que vai até o povo. “A imagem das crianças chegando, abraçando o arcebispo, querendo fazer algumas perguntas, estar próximo. Demonstra como uma igreja em saída atrai aqueles que precisam ser atraídos para o Cristo.”

 

Para finalizar o dia, o arcebispo celebrou a missa com os fiéis na matriz e conversou com as lideranças das comunidades. “Mais uma vez valeu a pena o fato de se fazer presente nas comunidades e nos mais diferentes projetos e instituições, pra que a gente possa continuar tendo uma noção do que de fato é a vida do nosso povo e ter uma visão mais realista do que acontece com o nosso povo”, comenta o arcebispo.

 

Dom Geremias destaca a conversa que teve com os professores do Colégio Estadual Prof. Francisco Villanueva sobre a situação da educação no país. “Ali conversando com os professores pude sentir coisas muito presentes acontecendo a nível nacional e que têm reflexos nas bases, com os professores, com os alunos. Essa é uma pastoral de base que a gente tem que continuar fazendo.”

 

Projeto Social

Dom Geremias visitou também a creche e o projeto social que as irmãs franciscanas do Sagrado Coração desenvolvem na comunidade da Vila Oliveira há quase 50 anos. O Centro de Educação Infantil atende seis turmas, em média 120 crianças de 4 meses a 5 anos, e o projeto social Union continua o trabalho atendendo em contraturno crianças de 6 a 12 anos, com mais 67 turmas. Os trabalhos são mantidos por convênios com os poderes públicos, promoções e doações.

 

 “Fiquei muito surpresa pelo arcebispo dedicar tanto tempo a Rolândia. Eu queria que ele viesse aqui ver as crianças, é a Igreja dele, é o nosso pastor”, conta a irmã Elizabeth Mendes, gestora interna da instituição. As crianças se prepararam e apresentaram ao arcebispo um pouco do trabalho musical desenvolvido ali. “Elas estavam ansiosas para tocar pra ele. Estão ali concentradas tocando”, conta a irmã.

 

“Sei que ele vai visitar mil lugares, mas alguma coisa daqui ele vai lembrar. E quando ele vir pra Rolândia e falarem, chamam de creche das irmãs, ele vai lembrar daqui. É uma gratidão muito grande dele ter dado um tempo tão precioso para nós. Rezamos bastante pra ele com as crianças”, conclui a irmã.

 

 

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *