Com a participação das várias comunidades e também das pastorais e movimentos familiares da arquidiocese, a Igreja de Londrina iniciou na sexta-feira, dia 9 de agosto, a Semana Nacional da Família, com a 5ª Caminhada Luminosa, que percorreu o calçadão, desde o antigo coreto, até a Catedral. Durante a caminhada, os fiéis, juntamente com o arcebispo dom Geremias e padres da arquidiocese, iluminaram o calçadão com suas velas, cânticos e orações. Casais e famílias também levaram o ícone da Sagrada Família e faixas representando as pastorais, movimentos, serviços e organismos familiares que atuam na Arquidiocese de Londrina.

Na Catedral, dom Geremias presidiu a Santa Missa de abertura da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “A família, como vai?”.
“É então momento de perguntarmos como vai nossa família”, explicou dom Geremias na homilia. “A vida das famílias não depende só da sociedade como um todo ou de grandes políticas que possamos querer e buscar justamente.” Depende, destaca o arcebispo, da qualidade de vida dentro de casa, e da maneira como marido trata a mulher, como o casal trata filhos e este tratam os pais.

“Por isso o tema da Semana da Família é provocador. Todos devemos nos perguntar: ‘Como vai a família?’ E poderíamos até ir mais longe: ‘como vai a família Steinmetz? Como vai a família Silva, como vai a família Ribeiro?’Coloque ali o seu nome e pergunte como vai a sua família? Como é a qualidade dos relacionamentos dentro da sua casa? Isso é importantíssimo. Perguntar para que a gente não pense que a família do outro que vai mal quando é a nossa família que precisa de conversão”, conclui dom Geremias.

Ao final da celebração, o casal coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar entregou a dom Geremias uma imagem da Sagrada Família em homenagem pelos dois anos de ministério na Arquidiocese de Londrina, completos no dia 12 de agosto.

O cronograma de atividades da Semana da Família segue em cada comunidade.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana