No último sábado (03/04/2019), na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia aconteceu a formação pastoral acerca do XVII Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora. O estudo do plano de pastoral foi conduzido pelo Diácono Ronaldo Perez de Araújo, que nos últimos meses se dedicou à participação e construção das novas diretrizes pastorais da Igreja que está em Londrina.

A formação contou com a presença de grande parte das pastorais e também dos fiéis em geral. A oportunidade proporcionou um maior conhecimento das cinco prioridades pastorais de evangelização de nossa Igreja local a fim de caminharmos em comunhão na mesma direção evangelizadora para que, assim, a evangelização seja mais rápida e eficiente sem se perder em entroncamentos ou retrocessos.

“O estudo que realizamos hoje foi para conhecer as bases e as metas que esse novo Plano de Pastoral de nossa Arquidiocese apresenta para orientar a evangelização nos próximos anos. Nossa Paróquia pôde avaliar o que já vem fazendo e que está contido no Plano Arquidiocesano e perceber o que temos ainda que implementar. Nossa intenção é também elaborar e aprovar nosso próprio Plano Paroquial de Pastoral,  a partir das diretrizes e inspirações do Plano Arquidiocesano. E creio que faremos logo, pelo que vi nesta tarde, com tantas pessoas estudando e pensando a realidade paroquial, em nossas quatro comunidades. Muitas coisas bonitas foram apontadas e outras desejadas, com brilho no olhar de nossas lideranças, além da comunhão e fraternidade que experimentamos no dia de hoje. Louvado seja Deus!” afirmou o pároco Pe. Edivan Pedro dos Santos.

O XVII Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora que entrou em vigor neste ano de 2019 e vai até o ano de 2022 foi fruto de um longo programa intenso de avaliações, pesquisas e estudos. As presentes avaliações foram realizadas em diversos âmbitos: comunitário, paroquial, decanal e arquidiocesano.

“O novo plano é uma continuidade dos outros dezesseis planos que a Arquidiocese já produziu e viveu em sua pastoral. Todavia, esse plano ousou mostrar ainda mais a realidade local da Igreja que está em Londrina. Portanto, é um plano com enfoque personalizado para uma pastoral de conjunto que visa a mútua colaboração tendo uma opção pelos pobres explicitada no trabalho pastoral” diz o Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz.

O lema desse plano foi tirado do livro dos Salmos “Deus habita esta cidade” (47,9). Indica que uns dos fatores que foram analisados fortemente para sua construção foi a cultura urbana e a forma como a Igreja tem exercido a evangelização, a transmissão da fé e o encontro pessoal com Cristo.

Objetivo geral do plano: “evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, para ser uma Igreja de comunidades em saída, acolhedora, participativa, comprometida com a transformação social, que celebra a palavra e a Eucaristia a partir da vida, na alegria do evangelho, em vista da construção do reino definitivo”.

“O estudo das urgências pastorais foi o grande marco da formação. Pois se cada pastoral e movimento, por meio de seus líderes, estiverem em comunhão com eles a evangelização tem tudo para dar certo, ser bem sucedida” afirmou Maria de Fátima Araújo, coordenadora da Catequese Paroquial.

O dia de formação foi marcado inicialmente por uma síntese produzida pelo Diác. Ronaldo que explicava todos os pontos chaves do Plano da Ação Evangelizadora. Depois as pastorais, movimentos e organismos foram organizados em grupos onde puderam refletir e se abrir em relação à caminhada pastoral da paróquia em plenárias, tendo em vista saber o que a paróquia já faz em relação ao novo plano e o que ela tem que se adequar. Por fim, foi realizada uma plenária onde os cinco grupos (as cinco prioridades) puderam expor seus trabalhos e reflexões pastorais para toda a comunidade.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina (PR)