Neste mês de agosto, dedicado às vocações, homenageamos nosso querido e saudoso dom Albano Cavallin, um entusiasta das vocações. Na sua carta testamento expressou o desejo de continuar trabalhando pelas vocações, mesmo depois da morte e pediu que no seu túmulo fosse escrito a oração: “Rogai ao Senhor da seara que envie operário para a Messe”.

Dom Albano Bortoletto Cavallin foi terceiro arcebispo de Londrina, exerceu seu arquiepiscopado de 9 de maio de 1992 a 23 de julho de 2006. Seu lema era: “Interpretava-lhes nas escrituras” (Lc 24, 27).

Dom Albano foi considerado o grande catequista do Brasil. Como legado, fundou a escola catequética, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Londrina, a Cáritas Arquidiocesana e o Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Além disso, dom Albano criou 15 novas paróquias e implantou o Dia da Palavra em toda a arquidiocese. Acolheu nove congregações religiosas masculinas e quatro femininas. Faleceu em 2017.

PASCOM Arquidiocesana