Lugares para falar sobre Jesus, dias de trabalho, diálogos e evangelização. Foi assim a primeira visita pastoral que o arcebispo dom Geremias Steinmetz realizou na Arquidiocese de Londrina na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Centenário do Sul, onde ficou por três dias. Até agora, dom Geremias havia visitado todas as paróquias da arquidiocese, celebrando missas, crismas e palestras com lideranças e fiéis. Com a visita pastoral, o arcebispo passa mais tempo na comunidade e com a comunidade, vivenciando a rotina e a realidade. “Nas viagens eu sempre passava por aqui e pensava: aqui é que fica Centenário. Agora, quando passar, não mais vou pensar só na cidade, mas em tantos rostos que aqui conheci”, falou o arcebispo aos fiéis.

Além de encontros com os fiéis, lideranças e comunidades, dom Geremias visitou escolas, creche, asilo, hospital, comércio, comunidades rurais e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Centenário, levando o nome de Jesus Cristo e a presença da Igreja Católica. O arcebispo falou com todos, jovens, crianças, idosos, trabalhadores, comerciários, professores, autoridades. Esteve também com os doentes e famílias da comunidade, acompanhado pelo pároco, padre Marcos José dos Santos.

VISITA

A programação da visita pastoral iniciou na quinta-feira à tarde, dia 1 de agosto, pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Escola Pe. Flávio Maria Cosso, onde dom Geremias foi recebido por estudantes, funcionários e pais. Em seguida, presidiu a Santa Missa no Asilo Nossa Senhora das Graças, concelebrada pelos padres Marcos José dos Santos e Marino Toledo. Além dos locais programados, o arcebispo também passou pelo Conselho Tutelar.

Na primeira noite em Centenário, o arcebispo visitou a comunidade Mãe Rainha e a comunidade rural Vila Progresso, onde celebrou o Dia da Palavra na Comunidade Sagrado Coração de Jesus. Abrindo o mês vocacional, o encontro refletiu sobre a vocação dos sacerdotes, com o tema: “Pastores com cheiro de ovelhas”. Participaram também do encontro, fiéis das Comunidades Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista.

A sexta-feira, 2, segundo dia de visita pastoral, contou com uma programação extensa, com passagem pela prefeitura, Centro de Educação Infantil Menino Jesus I, Colégio Estadual Pe. José Pires, Fórum, hospital municipal, Câmara, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Secretaria de Assistência Social e visita a doentes da comunidade. À noite o arcebispo presidiu a Santa Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus com o Apostolado da Oração, na Comunidade Sagrada Família, do Conjunto Adalgiza. Nos dois dias, participou também do Momento da Ave Maria, na Rádio Cidade Fm 98,5.

No sábado, 3, último dia de visita, o arcebispo visitou o comércio e a Associação Comercial e Empresarial de Centenário do Sul (ACESUL), conversou com comerciantes e prestadores de serviços. À tarde, coroinhas, escoteiros, vocacionados e jovens se reuniram com o arcebispo na paróquia para um encontro e reflexão vocacional. Logo em seguida, conversou com lideranças e o povo em geral da comunidade no Cine Paroquial, momento em que as pessoas puderam partilhar com o arcebispo sobre a rotina das pastorais e da comunidade.

A Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças encerrou a programação de três dias da visita pastoral de dom Geremias em Centenário do Sul. A missa foi presidida pelo arcebispo e concelebrada pelos padres Marcos José dos Santos e Marino Toledo, com a participação do diácono Marcos Cotobia Pimentel.

“Acima de tudo, esses dias de visita pastoral querem ser uma confirmação na fé, para compreender que a nossa fé não é só uma profissão religiosa, mas a certeza do ser humano que estamos a serviço e vocacionados à eternidade”, resumiu dom Geremias.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana