Da esquerda: Pe. Valdecir Bressani, Antônio Kayser e Dom Mário Spaki (Foto divulgação)

Durante o 11º Muticom, que aconteceu em Goiânia (GO), nos dias 18 a 21 de julho, os participantes do regional Sul 2 da CNBB fizeram uma reunião com o novo bispo referencial para a Pascom (Pastoral da Comunicação), Dom Mário Spaki. Na ocasião foi oficializado o nome do Padre Valdecir Bressani, da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão (PR), como assessor eclesiástico para a Pascom do Regional Sul 2 do Paraná. A indicação aconteceu durante o encontro de fevereiro, em Piraquara, nos dias 23 e 24 de fevereiro, quando ocorreu a escolha da nova coordenação. Na ocasião foi escolhido Antônio Kayser, da Arquidiocese de Curitiba, como coordenador regional e a equipe foi ampliada com um representante de cada Província, que já vem atuando.

O comunicado oficial foi feito por Dom Mário Spaki, após consultar Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas e Francisco Beltrão, que deu seu aval para que o padre Valdecir pudesse assumir a função.

Pe. Bressani justificou o motivo pelo qual aceitou assumir mais essa missão: “Se fôssemos pensar apenas na Diocese, já temos muito a trabalhar e ocupar o tempo. Mas o Regional também precisa da contribuição das dioceses para sua articulação pastoral”. Acrescentou o padre: “Aceitei o desafio e a confiança depositada pelos representantes das dioceses que referendaram a escolha”. Até então o Regional não tinha um padre como assessor. Esta foi uma solicitação das próprias coordenações das dioceses, a fim de enriquecer o trabalho do coordenador, representantes de Província e o Bispo referencial.

Karina de Carvalho, com informações do Portal da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão