Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Arquidiocese participa do XXII Congresso Nacional do ECC

No ano que antecede o jubileu de 50 anos do Encontro de Casais com Cristo (ECC), 358 casais congressistas do ECC, se reuniram em Brasília (DF), nos dias 12, 13 e 14 de julho, para o XXII Congresso Nacional do ECC, que teve como tema: Evangelização, formação e missão, a caminho dos 50 anos, e com o lema: Ide e fazei discípulos meus (Mt 28,19).

Exclusivo para casais dirigentes e diretores espirituais do ECC, o encontro recebeu também dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, que é o representante do Papa Francisco no país; o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha; e dom Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC.

O diretor espiritual do Congresso, padre Silvano Jader, comentou que Brasília recebeu os casais do ECC com os sentimentos do Evangelho. “Os recebemos com o sentimento do Evangelho, quando Cristo nos fala da graça, que ela deve ser transbordante. Aquilo que vem de Deus não pode ser pequeno em nossas vidas e aquilo que recebemos deve transbordar, justamente para que inunde o coração dos outros, dessa alegria, dessa paz”, expressou o padre.

A Arquidiocese de Londrina esteve representada pelo casal Osnei e Cláudia, da Paróquia Santo Antônio, de Cambé, pelo diretor espiritual arquidiocesano, padre Wagner Rodrigues, pelo casal do regional, Sebastião e Regina, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Laudino e pelo casal Marcos e Regina.

O casal Osnei e Cláudia ficaram com a responsabilidade de apresentar um tema no encontro no painel que tratou sobre a Casa Bom Samaritano, trabalho que o ECC assumiu em Londrina.

 

Lembrando das palavras de dom Adair Guimarães, assistente eclesiástico nacional do ECC, o casal ressaltou que ‘a Igreja crê na missão do ECC’, que é fornecer casais para as pastorais das nossas paróquias. “O ECC, esse serviço e escola da Igreja Católica, nos faz cada vez mais acreditar que vale a pena investir na família, pois ela é o farol que irradia o amor de Deus”.

 

O encontro foi a oportunidade de observar a dimensão do trabalho do ECC. “Lá tivemos a noção do tamanho dessa obra magnífica que se chama Encontro de Casais com Cristo, da qual temos muita alegria em fazer parte”, conclui o casal.

 

Confira o depoimento do casal Osnei e Cláudia sobre XXII Congresso Nacional do ECC :

“Para nós, Osnei e Cláudia, casal arquidiocesano do ECC, foi uma experiência imensurável por ter a oportunidade de vivenciar a real dimensão que é o Serviço Escola ECC de evangelização para as famílias a nível Brasil. A presença de tantos bispos e padres faz sermos, ainda mais, desejosos por essa Igreja Católica, onde professamos nossa fé e servimos, dando uma dose dupla de motivação e tendo a convicção que estamos no caminho certo, pois evangelizar é preciso e devemos começar pela família.

O ECC é responsável por essa escola de evangelização e está habilitado pela CNBB através do Documento Nacional do ECC para conduzir os casais a serem servidores de Nosso Senhor Jesus Cristo a partir da vivência do Sacramento do Matrimônio vivenciado no Encontro de Casais com Cristo (ECC).

O XXII CONGRESSO NACIONAL DO ECC EM BRASÍLIA na data do dia 12, 13 e 14/07/2019 reafirmou para nós que a Salvação passa pela Família, por isso Nós através do ECC nunca desistiremos dos casais para formarmos verdadeiras famílias Cristãs através da célula vital que é a família doméstica evangelizada pela vivência do Encontro de Casais Com Cristo. Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, roga por nós!

 

Nós também representamos a arquidiocese, como Casal do ECC, ministramos um painel de experiência social onde apresentamos o trabalho administrativo, social e evangelizador feito por casais que compõem a diretoria da Casa do Bom Samaritano de Londrina desenvolvendo um trabalho social com moradores de rua, transeuntes e Centro Educacional Infantil, onde estes casais pois ter vivenciado a 3 Etapa do ECC se engajaram no serviço social de nossa Arquidiocese de Londrina.”

Padre Wagner Rodrigues – diretor espiritual arquidiocesano do ECC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *