Festa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus neste dia 28 terá palco com apresentações artísticas e musicais, novena, missas e procissão luminosa

Não existe lugar mais seguro e tranquilo que o Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Londrina. “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Comemorado sempre uma semana depois do Corpus Christi, na sexta-feira, neste ano o festejo do Sagrado Coração de Jesus será no dia 28 de junho.

O padroeiro de Londrina, da Catedral Metropolitana e também da arquidiocese vai receber uma programação especial, começando um dia antes do Corpus Christi com a novena que prepara os fiéis para a grande festa. Na data da comemoração, haverá missas e procissão luminosa. Também estão confirmadas barracas de comidas típicas e momentos para festejar em torno da Catedral. A novidade da programação de 2019 é o palco com diferentes expressões artísticas e musicais.

Foi durante a novena ao Sagrado Coração do ano passado que o casal João, 43, e Alexandra Santos, 40, coordenadores da Pastoral do Dízimo da Catedral, iniciaram as devoções ao Coração de Jesus. “A novena foi um momento muito importante para mim. Comecei a participar das missas todos os dias e foi um momento bem especial de conversão”, comenta a devota.

A festa de 2018 foi significativa para os fiéis da Arquidiocese de Londrina, pois nela a imagem do Sagrado Coração de Jesus restaurada após ter sido destruída em janeiro do ano passado. Para o vigário da Catedral, padre Vitor Possetti, a destruição da imagem foi um acontecimento que chocou o coração de muitas pessoas. “Ao virem à Catedral visitar essa imagem, e através dela, as pessoas se encontram com o coração real de Jesus”.

Mais de quatro mil pessoas presenciaram a missa em que a imagem reconstruída, que remonta ao final da década de 1940, foi conduzida até o altar lateral da catedral. Para o devoto João Santos, foi o amor de Deus que levou todas essas pessoas à Catedral. “Foi bem bonito ver a devoção da cidade de Londrina pelo Sagrado Coração. A igreja estava superlotada, foi realmente muito lindo”.

O casal João e Alexandra iniciaram a devoção ao Sagrado Coração com a novena do padroeiro (Foto Giulia Vibosi)

O Sagrado Coração de Jesus é uma das formas de significar o intenso amor de Deus. No simbolismo da imagem aparece o coração fora do peito com uma cruz, testemunhando que Cristo ama a humanidade infinitamente. As chamas representam que o seu amor está vivo e atual. Os espinhos trazem a dor de Jesus pela nossa indiferença ao seu amor. Na lateral, se encontra uma ferida devido à lança do soldado romano.

A primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus aconteceu em 1673, para a Santa Margarida Maria Alacoque durante uma exposição ao Santíssimo Sacramento. Nas mais de duas revelações que Jesus a fez, o próprio Senhor pediu para que ela propagasse a devoção ao Sagrado Coração. Em uma dessas vezes, Santa Margarida foi responsável por pedir ao Rei Luís XIV que consagrasse o Coração de Jesus nas armas da França toda vez que fosse combater os inimigos da Igreja.

Em uma outra aparição, Jesus deixou 12 promessas do seu Sagrado Coração para Santa Margarida, o que a tornou responsável pelo início da devoção. Na Igreja, a prática é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, através de atos solenes que estimulam os fiéis a seguirem com sabedoria os ensinamentos de Cristo. Sua festa é comemorada todo o mês de junho e celebrada na primeira sexta-feira uma semana após a celebração de Corpus Christi.

Giulia Vibosi
PASCOM Arquidiocesana