Fiéis de toda arquidiocese saíram às ruas nessa quinta-feira de Corpus Christi, dia 20 de junho, para celebrar Jesus presente na Eucaristia. A celebração ocorre sempre na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade e na arquidiocese teve celebrações em praticamente todas as paróquias.

Desde a madrugada as comunidades se dirigiram para as ruas próximas às igrejas para preparar os tapetes coloridos por onde a procissão com o Santíssimo Sacramento iria passar. Algumas paróquias produziram os tapetes com donativos a serem doados para pessoas necessitadas.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa na Catedral de Londrina, concelebrada pelos padres da Catedral, Pe. Rafael Solano e Pe. Vitor Posseti, e das paróquias Sagrados Corações, Pe. Mauro Pedrinelli, e Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição, Pe. Lino Stahl SJ. “Hoje celebramos a festa do Corpo e Sangue do Senhor, mais conhecida como Corpus Christi, em que celebramos o mistério da nossa fé que somos chamados a viver no nosso dia a dia e em todos os domingos. São milhares de pessoas na nossa cidade que vivem esse mistério da fé todos os dias, comungando, ouvindo a Palavra de Deus, celebrando, louvando, mostrando que Deus está presente, que Deus habita esta grande casa, este grande espaço, que é esta cidade, esta região. E que também quer nos ensinar a construir uma sociedade onde Ele seja honrado”, falou o arcebispo na homilia.

Dom Geremias destacou também que a Eucaristia é o alimento necessário para se crescer na fé. “Se com o alimento crescemos, com a Eucaristia crescemos na fé, é o alimento de quem precisa crescer na fé”, pontua. “Que todos nós continuemos vivendo a alegria de termos a graça de participarmos da Eucaristia, em que o povo é convocado para que a Eucaristia seja o grande anúncio do Reino, a grande vontade de Deus para seu povo”, conclui.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana