Primeira paróquia da Arquidiocese de Londrina, localizada na cidade de Sertanópolis, comemora nonagésimo ano de criação e instalação canônica

No dia 16 de junho, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, da cidade de Sertanópolis completa 90 anos. Foi criada em 16 de junho de 1929 e instalada no dia 14 de julho do mesmo ano. É a paróquia mais antiga da Arquidiocese de Londrina, por isso, pode ser considerada a paróquia-mãe, de onde começou todo o processo de evangelização no norte do Paraná, região que hoje compreende a Arquidiocese de Londrina. Quando foi criada, a paróquia de Sertanópolis pertencia à Diocese de Jacarezinho, elevada a paróquia por dom Fernando Taddei, bispo daquela diocese.

Padre Jonas Vaz Santos foi nomeado o primeiro pároco. Tomou posse no dia 17 de junho de 1929. Era sacerdote do clero diocesano da Arquidiocese da Bahia. Padre Jonas, que também foi o primeiro prefeito da cidade, desde muito cedo teve grande preocupação com o desenvolvimento local. Assim sendo, comprou um lote de terras perto da recém fundada cidade e, desejava desbravá-la juntamente com a oportunidade de exercer seu ministério sacerdotal.

Nesta ocasião, propôs ao Bispo de Jacarezinho, dom Fernando Taddei, a criação da Paróquia Santa Terezinha de Sertanópolis. Por sua vez, a Companhia Colonizadora também empreendeu gestões junto ao bispo diocesano para a criação da paróquia, pois isto facilitaria a vinda de novos colonos para a região. Por isso sua atuação marca de forma especial a criação e a instalação da paróquia de Sertanópolis.

A abrangência da paróquia era muito grande, quase todo o norte do Paraná, e fazia divisa com as paróquias de Tibagi, Piraí do Sul, Tomazina e Cambará. O território paroquial era densamente coberto de florestas, com núcleos esparsos de povoamento. O único meio de assistência à comunidade católica era através de visitas periódicas pelas trilhas abertas na mata, que duravam, em média 25 dias. Os padres chamavam de “Pastoral de Desobriga”, de tempo em tempo, alternando com períodos de atendimento ao povo, na sede paroquial. Padre Jonas ficou cerca de cinco anos nesta pastoral intensa.

Até 2019, a paróquia de Sertanópolis já teve 19 párocos, 54.657 batizados, 13.361 matrimônios, 24.734 crismas e três ordenações diaconais. Por essa paróquia passaram primeiramente padres diocesanos, depois padres religiosos palotinos que construíram a Igreja Matriz, depois os padres missionários do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) e hoje a condução desta paróquia se encontra sob o pastoreio dos padres diocesanos.

VOCAÇÕES

Nestes 90 anos de evangelização, a Paróquia Santa Terezinha deu várias vocações para Igreja. Padre João Pires foi o primeiro sacerdote ordenado da paróquia, hoje ele se encontra em missão na cidade de Vitória, no Estado do Amapá. Hoje a paróquia conta com três seminaristas em formação: Caio Matheus Caldeira da Silva (diocesano), Éder Souza Gomes Cordeiro (PIME), Giovani Souza (diocesano).

DEDICAÇÃO DO TEMPLO

No dia primeiro de outubro de 1985, depois de terminado o altar-mor frente ao povo, o altar fixo e em mármore, colocadas as 12 cruzes ao longo das paredes da igreja, foi feita a cerimônia de dedicação do templo. A celebração foi presidida por dom José Maria Maimone (SAC), na época bispo diocesano de Umuarama, em substituição ao arcebispo metropolitano dom Geraldo Majella Agnelo, da época, por estar este adoentado. Como consta no livro tombo, dom José, ao fim da cerimônia escreveu no Livro Tombo da Paróquia “A cerimônia foi muito bem preparada pelo clero e pelo povo. Fico contente, pois é a primeira Igreja e altar que consagro, e foi nesta paróquia dirigida antigamente pelos meus confrades palotinos, que construíram a Igreja atual”.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM Arquidiocesana

Matéria publicada na edição de junho do Jornal da Comunidade (JC)

Fotos Tiago Queiroz