Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Retiro da Pascom reflete espiritualidade do comunicador

No domingo, dia 26 de maio, a Pastoral da Comunicação promoveu o 1º Retiro Arquidiocesano da Pascom, voltado a refletir sobre a espiritualidade do comunicador. Durante todo o dia, os participantes puderam falar e escutar sobre os caminhos a serem trilhados e os frutos de uma boa comunicação.

 

O retiro começou com a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Em seguida, o assessor da Pascom, padre Dirceu Júnior dos Reis, abordou a espiritualidade que o comunicador deve cultivar, de escuta e fala, como uma pessoa que transmite a Boa Nova. Ao final da palestra, os participantes tiveram um momento de partilha em que conversaram sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Nas reflexões sobre o texto do papa, ficou clara a ideia de que os comunicadores devem sim utilizar os meios que a tecnologia oferece, mas que sejam usados como meios que são, para nos levar a algo mais, ao encontro com o outro.

 

O coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese, padre Alexandre Alves Filho, abordou as consequências de se cultivar uma espiritualidade de comunicador: os frutos de uma boa comunicação. A seguir, o seminarista Caio Caldeira trouxe o exemplo do apóstolo Paulo como inspiração para a comunicação. Paulo, assim como o papa destaca na sua mensagem, além de escrever inúmeras cartas e ser responsável pela difusão do cristianismo, não dispensava o encontro pessoal com suas comunidades.

 

O retiro encerrou com um momento de Adoração Eucarística, em que os presentes puderam rezar e entregar a Deus todas as inspirações que o dia proporcionou.

PASCOM Arquidiocesana

 

Fotos Anderson Queiroz

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *