Na última segunda-feira, 21 de maio, na presença dos familiares, seminaristas da etapa da Teologia (configuração a Cristo) da Arquidiocese de Londrina receberam os ministérios do leitorato e acolitato, em missa no Seminário Paulo VI. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo reitor da Teologia, padre Paulo Rorato, e pelo diretor espiritual, padre Arcides de Bastiani. Esses ministérios fazem parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, vai dando passos significativos ao futuro exercício do ministério sacerdotal.

Foram instituídos: Alex Aparecido Barboza (acólito), Genilson Felipe Gonçalves de Lima (leitor e acólito), Jefferson Bassetto (leitor e acólito), Juniar Aparecido Padilha (acólito), Paulo Ricardo Batista (acólito), Renato Aparecido Ferraz Pelisson (acólito) e Sidnei de Jesus Izzo Júnior (leitor e acólito). Os que foram instituídos somente como acólitos já possuem o ministério de leitor.

O leitor é instituído para a função que lhe é própria de ler a Palavra de Deus na assembleia litúrgica. Também deve encarregar-se da preparação de outros fiéis temporariamente designados a realizar a leitura da Sagrada Escritura nos atos litúrgicos.

O acólito é instituído para ajudar o diácono e prestar tseu service ao sacerdote. É apropriado que ele cuide do serviço do altar, para auxiliar o diácono e o sacerdote nas funções litúrgicas, principalmente na celebração da Missa; também distribuir, como ministro extraordinário, a Santa Comunhão.

Jefferson Bassetto
Seminarista da Teologia da Arquidiocese de Londrina