Em preparação ao 4º Congresso Vocacional do Brasil, que se realizará de 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP), aconteceu nos dias 17 a 19 de maio, no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo, em Londrina (PR), o Pré-Congresso Vocacional do Regional Sul 2. Participaram 60 pessoas representando 16 Arqui/Dioceses do Paraná, inspiradas pelo mesmo tema do Congresso Nacional: Vocação e Discernimento: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).
O tema “Vocação e Discernimento” foi trabalhado pelo padre Ângelo Mezzari, sacerdote Rogacionista e membro da equipe de redação do texto-base do 4º Congresso Vocacional Nacional. Ele abordou o assunto à luz texto-base do Congresso, resgatou a história e a caminhada da Pastoral Vocacional no Brasil, elucidando a preocupação com a questão do discernimento vocacional. Também abordou o texto final do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, que aconteceu em outubro de 2018, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus vivit.

Os participantes também realizaram trabalho de grupo, no qual se debruçaram sobre a tarefa de responder a sete questões enviadas pela coordenação do 4º Congresso Vocacional. Todos os regionais da CNBB foram convocados a responder essas questões que servirão de orientação para os assessores do Congresso.
O encontro foi também a ocasião para os membros da Pastoral Vocacional e SAV se despedirem e agradecer ao Pe. José Alir Moreira (Pe. Zezinho) pelos 7 anos que esteve à frente da coordenação regional da Pastoral Vocacional e acolherem o Pe. Elizandro Spillere, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, que assume a função pelos próximos quatro anos.
Pe. Elizandro afirmou ainda que esse pré-congresso trouxe questionamentos. “Nos perguntamos se a nossa mensagem está atingindo os jovens, se as atividades que realizamos estão conduzindo ao discernimento vocacional, dado que o grande objetivo do Congresso é indicar caminhos de discernimento vocacional”. Silvia Maria Rubia Caldeira, secretaria do Centro Vocacional da Diocese de Apucarana, participou do encontro e pondera: “a avaliação geral do encontro foi muito positiva, tanto na linha de organização do encontro, como no tema abordado, indo ao encontro de muitas dúvidas e necessidades da Pastoral Vocacional”.

Karina de Carvalho
Regional Sul 2 – CNBB