Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Arquidiocese promove Seminário em Preparação para a Semana de Oração pela Unidade Cristã

A Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso promoveu no sábado, dia 11 de maio, o seminário de formação para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que será entre os dias 2 e 9 de junho.

O encontro foi no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor e teve assessoria de dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e do padre Volnei Carlos, referencial para Comissão do Ecumenismo e Diálogo Interreligioso do Regional Sul 2.

A semana de oração deste ano tem como tema: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”, do livro de Deuteronômio (16, 18-20). A semana quer animar os cristãos na resistência contra a opressão e a violência, seja política, social ou institucional.


Dom Manoel ressaltou tarefas urgentes em favor do ecumenismo e diálogo interreligioso: trabalhar dentro e fora da igreja e buscar aspectos de unidade. Nesse sentido destacou: “o amor e o seguimento a Jesus de Nazaré, a busca pela justiça, a construção da paz e o cuidado com a casa comum”. O esforço deve ser, então, no sentido de reconhecer esses aspectos e, como irmãos, atender ao ensinamento de Jesus: “Que todos sejam um, para que o mundo creia” (Jo 17, 21-23). “Ser ecumênico é parte constituinte do ser católico”, concluiu dom Manoel.

Padre Volnei abordou o histórico das semanas de oração e atitudes do Papa Francisco que motivam a fidelidade ao Evangelho na busca do ecumenismo e diálogo interreligioso: “O novo jeito de viver o ecumenismo apresentado pelo Santo Padre, chamado de três estilos de Ecumenismo: no sangue, no pobre e na missão, que só pode ser vivido na unidade e proximidade com os povos e seus clamores”.

Ao final, padre Wagner Rodrigues, assessor da Comissão Ecumênica Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Interrreligioso, apresentou o cronograma da SOUC e orientações práticas para a realização das celebrações.

 

Serviço:
Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)
De 2 a 9 de junho

 

Leoni Alves e Pascom Arquidiocesana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *