Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Cornélio Procópio (PR), na Província Eclesiástica de Londrina, é o novo presidente da comissão. O prelado foi eleito nessa quarta-feira, 8 de maio, durante o oitavo dia da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O bispo, diante da pergunta do cardeal, disse sim para o desafio. Dom Manoel foi Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina de janeiro a agosto de 2017.

Dom Manoel sucede dom Francesco Biasin, agora bispo emérito de Campos (RJ). Desde 1 de junho de 2014, é bispo de Cornélio Procópio. Foi nomeado em 26 de março de 2014 pelo papa Francisco para suceder dom Getúlio Teixeira Guimarães, que se tornou emérito.

Dom Manoel João Francisco é natural de Machados, Itajaí (SC). Recebeu a ordenação presbiteral, em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998 e tomou posse como bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999.

Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

CNBB Regional Sul 2

Dom Manoel foi Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina de janeiro a agosto de 2017 (Foto Tiago Queiroz)

Foto destaque CNBB

One Reply to “Dom Manoel é eleito à Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB”

Anerli Aparecida Lobato

Dom Manoel é humanista.
    E competente.
    Realmente serve à Santíssima Trindade e ao povo brasileiro.
    Preocupado com as conjunturas socioeconômicas, políticas e religiosas do País.