Neste terceiro dia da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema juventude foi um dos destaques. O presidente da Comissão Episcopal para Juventude, dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz (MA) apresentou aos bispo uma síntese a partir de duas grandes fontes: o texto publicado pela CNBB do que foi aprovado pelos bispos no sínodo, e a  exortação pós-sinodal do Papa Francisco.

“Essa exortação é a visão do Papa sobre o sínodo, o que ele percebe como pastor universal, sobre as questões que precisam ser enfrentadas no trabalho com a juvenutde. A Christus Vivit, exortação apostólica pós-sinodal em que ele proclama com muita força que seguir Jesus não é simplesmente seguir uma grande ideia, mas seguir alguém vivo que está entre nós, por isso a expressão Cristo Vive”, explica dom Geremias.

O arcebispo também destaca que o jovem de hoje precisa de uma presença cada vez mais forte,de testemunhos fortes, e também precisa fortalecer a sua fé internamente através de tantas questões, da Palavra, da liturgia, da caridade.

“Um detalhe muito importante que eu gostaria de dizer que a Igreja a partir desses acontecimentos trata o jovem verdadeiramente como um lugar teológico, quer dizer, a pergunta deve ser feita da seguinte forma: o que Deus está querendo dizer à Igreja a partir e com esse jeito de ser da juventude hoje? com essas novas questões? com esses novos sentimentos? com esse jeito de experimentar e sentir a realidade?”, completa o arcebispo.

Entrevista: Jorge Teles

Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional