#Compartilhe

Neste terceiro dia da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) as discussões sobre as novas diretrizes da ação evangelizadora do Brasil estão caminhando para finalização e aprovação, é o que explica o arcebispo dom Geremias Steinmetz. “O trabalho das diretrizes é o trabalho mais importante deste momento da assembleia. Já é um texto que vem sendo trabalhado desde outubro, novembro do ano passado com indas e vindas da comissão para os bispos e dos bispos para a comissão. De modos que o texto chegou aqui na assembleia já bastante maduro, já bastante trabalhado.”

Durante estes dias, os bispos puderam mais uma vez fazer emendas e apontar sugestões ao texto, que hoje à tarde está sendo reavaliado. “Agora à tarde ainda provavelmente iniciaremos o processo de votação para que assim amanhã provavelmente o trabalho seja votado de maneira global e a aprovação do documento já será feita.”

 

Liturgia

Todos os anos a assembleia apresenta aos bispos alguma orientação a respeito da liturgia. Neste ano, o tema foi caridade e liturgia. “Então refletimos como os textos litúrgicos manifestam a quinta urgência da ação evangelizadora no Brasil, que é justamente a Igreja a serviço da vida plena para todos.”

O presidente da Comissão Episcopal para Liturgia, dom Armando Bucciol fez uma síntese apresentando o centro da questão que é a ideia de que a fé sem obras é morta. “Nós manifestamos a nossa fé no Deus uno e trino, nossa fé na ressurreição de Nossos Senhor Jesus, mas ela só é completa quando nós vivemos, nos alegramos com a liturgia, mas ao mesmo tempo essa alegria vai para o próximo, para aquele que precisa, para o pobre, que está na periferia existencial, para aquele que necessita da ajuda dos cristãos. Há sempre um verdadeiro diálogo que deve acontecer entre a fé, a vida, e a caridade”, completa dom Geremias.

 

Colaborou: Jorge Teles

Foto: Daniel Flores – CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.