Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Missa dos Santos Óleos congrega fiéis dos 11 decanatos da arquidiocese

Na presença do arcebispo dom Geremias Steinmetz e também de padres e fiéis da Igreja Particular de Londrina, a arquidiocese celebrou nessa terça-feira, 16 de abril, a Missa dos Santos Óleos, no Ginásio de Esportes Moringão. Celebração que marca a bênção do óleo dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do Crisma que serão usados durante todo o ano na ministração dos sacramentos, até a Semana Santa do ano que vem.

Na homilia, dom Geremias explicou a diferença entre a bênção e a consagração dos óleos. “O óleo do Crisma é consagrado, os outros óleos são bentos. A consagração pede a força especial do Espírito Santo de Deus para que a salvação possa continuar acontecendo e ser colocada na vida do nosso povo, no dia a dia do nosso povo durante esse próximo ano”, explicou o arcebispo.

As cadeiras e arquibancadas do Moringão ficaram todas ocupadas com os cerca de 8 mil fiéis que participaram, vindos das 84 paróquias, 11 decanatos e 16 cidades da arquidiocese. A missa teve a presença marcante dos catequizandos que serão crismados neste ano com o óleo consagrado na missa.

Este é o sétimo ano em que a celebração é realizada no Moringão, feita tradicionalmente na Catedral, Igreja Mãe da arquidiocese. Mas a Catedral ficou pequena para a quantidade de pessoas que participam da missa e acompanham, dentro da celebração, a renovação das promessas sacerdotais dos seus párocos.

Os cantos da celebração foram conduzidos por um coral formado por agentes da Pastoral da Música das comunidades e paróquias da arquidiocese.

O rito final da missa contou com o compromisso missionário. Os fiéis acenderam velas simbolizando a luz que cada cristão representa no mundo enquanto a imagem da Imaculada Conceição foi levada por catequizandos até o centro da celebração.

 

Unidade

Dom Geremias destacou que a Missa dos Santos Óleos, presidida por ele e concelebrada pelos padres da arquidiocese, é sinal da unidade fundamental para a vida da Igreja. “Somos convidados a vivermos a unidade tão bem propagada na teologia, pelos textos bíblicos, no dia a dia do nosso trabalho pastoral. A unidade não acontece por simples espontaneidade, mas pelo esforço que todos temos que empreender.”

O arcebispo apontou diversos trabalhos hoje na arquidiocese que precisam de unidade, a iniciação cristã, a vivência da liturgia, a espiritualidade dos padres, a formação das pastorais e movimentos. “Irmãos e irmãs, caminhemos mais um ano pela graça de Deus que nos é manifestada nesta celebração dos Santos Óleos. Que o mistério da salvação nela celebrada nos conduza a uma vida de Igreja uma, santa e salvífica”, conclui dom Geremias na homilia.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

 

 

 

<Mais fotos clique aqui>

 

Fotos: Douglas Estevam, Ernani Roberto, Guto Honjo e Terumi Sakai / PASCOM Arquidiocesana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *