Campanha da Fraternidade Útimas Notícias

Arcebispo dom Geremias fala sobre a CF 2019 na Câmara de Vereadores

Como convidado da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Londrina desta quinta-feira, 14 de março, o arcebispo dom Geremias Steinmetz falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema da campanha é: “Serás libertado pelo Direito e pela Justiça” (Is 1, 27). O convite foi uma iniciativa do vereador José Roque Neto.

 

Dom Geremias explicou aos vereadores que a CF é um instrumento para a conversão social, propícia para a preparação para a Páscoa. Por isso, a cada ano, a Igreja propõe um tema para aprofundamento que busca um agir mais pautado no evangelho. Neste ano, a CF convida os cidadãos a compreenderem o que são políticas públicas, como são construídas e quais contribuições os cristãos podem dar.

 

O tema é propício, segundo o arcebispo, pois a participação da população na democracia não se encerra com o voto. “Refletir sobre políticas públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana e o que pode ser feito para que sejam efetivas, além de acompanhá-las com uma boa fiscalização, pois só assim são aprimoradas”, falou o arcebispo aos vereadores.

 

 

Política e políticas públicas

Dom Geremias também destacou a diferença entre política e política pública, expressões que podem gerar confusão pela semelhança das palavras. O termo “política” remonta à Grécia Antiga, refere-se ao lugar em que os gregos tomavam as decisões em visto do bem. Já “políticas públicas” é um termo recente que diz respeito a encontrar soluções específicas para as necessidades da sociedade. “Deveria fazer parte do cotidiano do povo acompanhar essas articulações. Não podemos simplesmente delegar isso a alguns e lavar as mãos.”

 

Depois da fala de dom Geremias, os vereadores assumiram a palavra. Eles agradeceram a presença do arcebispo, falaram sobre a importância do tema, fizeram perguntas e também comentaram sobre o trabalho de dom Geremias em Londrina.

 

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

 

 

Fotos Juliana Mastelini Moyses

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *