Festas / Eventos Papa Francisco Útimas Notícias

Começou hoje o encontro sobre a proteção de menores no Vaticano

Convocado pelo Papa Francisco em setembro do ano passado, começou hoje (21) e vai até o dia 24 de fevereiro, o encontro “A proteção de menores da Igreja”, com o objetivo de conhecer o drama das vítimas de abuso sexual, saber como reagir ao problema e tomar medidas rápidas com responsabilidade e transparência. O Papa quer ajudar os bispos a entenderem claramente o que devem fazer em casos de abusos de menores por membros do clero, conscientizando-os a respeito do sofrimento das vítimas e apontando os procedimentos e tarefas que devem ser realizadas em vários níveis.

Participam do encontro 190 pessoas, dentre elas 114 presidentes de conferências episcopais, 12 religiosos e dez religiosas. O Papa participará de todos os momentos do encontro. O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, representará a CNBB.

Cada dia terá um tema específico: 1) Responsabilidade, 2) Prestação de contas, e 3) Transparência. Serão feitas apresentações acerca do tema no que diz respeito à pessoa do bispo e suas responsabilidades; o relacionamento do bispo com outros bispos; e a relação do bispo com o povo de Deus e a sociedade.

O encontro segue estrutura parecida à do sínodo: debate em assembleia; reuniões em grupo; orações, incluindo uma liturgia penitencial para pedir perdão a Deus pelos erros do passado. Algumas vítimas participam com testemunho e nos pequenos grupos.

Ouvir

O Papa pretende promover a conscientização da necessidade contínua de ouvir as vítimas. Desde o final do ano passado, um comitê organizador enviou aos participantes um questionário e um convite para que se reunissem com algumas vítimas / sobreviventes de abuso sexual por parte dos membros do clero. O questionário respondido foi entregue no final de janeiro e representa uma fonte de informação na compreensão de abordagens do abuso sexual em diferentes culturas. Os questionários serão objeto de estudo contínuo após a reunião.

 

Informações e programação podem ser acessadas no site do encontro. 

 

PASCOM Arquidiocesana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *