Arcebispo Clero CNBB Festas / Eventos Província de Londrina Útimas Notícias

Dom Geremias destaca os temas abordados no primeiro dia da Assembleia dos Bispos do Paraná

Os bispos do Paraná estão reunidos nesta semana em assembleia na Diocese de Toledo. A segunda-feira (18), primeiro dia de assembleia, foi marcada por momentos de oração, partilha, avaliação da caminhada e discussão sobre temas propostos na pauta.

O arcebispo de Londrina vice-presidente do Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, relata sobre os assuntos tratados ao longo do dia: “Em primeiro lugar, foi realizado a leitura do relatório da presidência, no qual foram apresentadas as grandes questões de vivência e trabalhos do Regional, desenvolvidos no ano passado. Isso já nos trouxe bastante alegria, por tudo que foi realizado. Depois, tratamos com mais profundidade sobre a Missão Católica São Paulo VI, assumida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África. Tentamos projetar o futuro, o que precisamos investir, sobre os missionários que estão lá e os que retornaram e todo o trabalho de evangelização que tem sido feito. Também refletimos bastante sobre as pastorais e movimentos da Igreja do Paraná, tentamos recompor a presença dos bispos referenciais para acompanhar, em nível regional, essas pastorais. Avaliamos a caminhada da CNBB, dado que este ano teremos as eleições em nível Nacional e Regional.

Outro assunto importante de nossa reflexão foi sobre as ações evangelizadoras que estão se desenvolvendo no Paraná. Primeiro, o projeto “A mim o fizestes” que, por meio da publicação de vídeos, está apresentando os muitos trabalhos realizados pelas Pastorais Sociais de nosso Regional, a fim de que o nosso povo conheça um pouco mais o que a Igreja faz e que continuemos a testemunhar o Evangelho, nos colocando a serviço das pessoas que mais carecem da nossa ajuda. E o segundo projeto é o “Cada comunidade uma nova vocação”, que está produzindo bons frutos em nossa Igreja do Paraná, do Brasil e até em alguns países. De fato, precisamos continuar chamando os jovens, continuar apresentando a proposta de Jesus, rezar pelas vocações e mostrar o testemunho de pessoas que deram seu sim a Jesus Cristo e vivem com alegria o Evangelho”.

As atividades do dia concluíram-se com a celebração eucarística, presidida por Dom João Mamede Filho, Bispo de Umuarama. Após esse primeiro dia de assembleia, dom Geremias afirma ao povo:  “Nós, bispos, estamos unidos refletindo e desafiados por tudo que nos provoca o Papa Francisco, especialmente a questão da missionariedade e do testemunho. Nós queremos continuar caminhando, pois a nossa Igreja continua muito viva e nós estamos dispostos a continuar guiando nosso povo”.

As atividades da assembleia concluem-se nesta terça-feira, 19, quando os bispos também farão a eleição da presidência do Regional Sul 2 da CNBB para os próximos quatro anos.

(Regional Sul 2 – Fotos e colaboração: Jornalista Paulo Weber Junior)