O objetivo é responder aos desafios da Igreja e da sociedade atual no mundo urbano

A Arquidiocese de Londrina lança hoje seu 17º Plano de Ação Evangelizadora em Missa às 19h30 na Catedral Metropolitana. O plano define como serão conduzidas as ações da Igreja de Londrina nos próximos anos e está em sintonia com a realidade da arquidiocese e com as inspirações do Papa Francisco.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz explica que com o novo plano, a arquidiocese vai procurar ser um testemunho e uma presença maior na vida da pessoa em si individualmente, mais força nas comunidades, e mais presença na sociedade. “A gente anuncia o Evangelho e espera adesão ao Evangelho a partir das comunidades que vão se formando, que vão crescendo na nossa arquidiocese.”

Contribuições

O plano leva em consideração o trabalho realizado nos últimos quatro anos pelas Santas Missões Populares na arquidiocese, que envolveu 12 mil missionários e 70 mil famílias visitadas, com mais de 250 mil pessoas alcançadas. Nas visitas, os missionários leigos identificaram situações desafiadoras que merecem mais atenção da Igreja, contempladas no novo plano. Também considera as contribuições do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, evento realizado em janeiro em Londrina que tratou sobre os desafios do mundo urbano e envolveu diretamente 4.200 pessoas.

A elaboração do texto final foi feita a partir de uma Assembleia Arquidiocesana dividida em etapas nas quais participaram representantes leigos de todas as 84 paróquias da arquidiocese. Os diocesanos fizeram uma avaliação de todo trabalho da arquidiocese e lançaram propostas de ação, ajudando na elaboração do texto.

Conteúdo

O Plano assume cinco urgências para seus trabalhos de evangelização: missão, iniciação à vida cristã, animação bíblica, comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.