Ao convite de Jesus: “Eis que estou à porta e bato”, Maria nos oferece o melhor exemplo de resposta. Não apenas diz sim ao chamado de Deus, mas também se coloca inteiramente à disposição da Palavra do Senhor, “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. É esta relação que motiva a 2ª Jornada Missionária da Juventude, maior concentração de jovens e adolescentes da Arquidiocese de Londrina, que será realizada no dia 20 de outubro, na Catedral de Londrina.

A jornada é um espaço de encontro dos diversos carismas e expressões da juventude da arquidiocese. “Criar ambientes de encontro. É por isso que existe um setor responsável pela evangelização da juventude, para que as várias ramificações, movimentos, pastorais, expressões que evangelizam a juventude de formas criativas e distintas possam se encontrar e amadurecer em comunhão, o que não significa uniformidade, a partir do encontro no processo de evangelização da juventude”, destaca o assessor do Setor Juvenil padre Dirceu Júnior dos Reis.

O vice-coordenador do Setor Juvenil e um dos organizadores do evento, Lucas Henrique de Oliveira, acrescenta que muitas vezes os jovens ficam presos às suas realidades e na jornada têm a possibilidade de reunir os decanatos para celebrar o objetivo comum: seguir Jesus e seus ensinamentos. “Queremos nesse dia ser um só, independente de movimento, de expressão”, explica Lucas. “Queremos mostrar que a juventude de Londrina não está esquecida e nem morta. Pelo contrário, vive e quer levar Jesus com o seu jeitão de ser jovem”, acrescenta Wesley Alves Duarte Pimentel, um dos organizadores do evento .

Jovens de diferentes movimentos e pastorais em torno de um único pastor que é Jesus, explica o padre Dirceu. “A jornada mostra o rosto jovem da arquidiocese, mostra a potencialidade que a juventude tem como protagonista dentro da caminhada das comunidades. Hoje, a juventude é o ambiente teológico que alimenta a nossa esperança de alcançarmos juntos a salvação”, completa.

A banda Missionário Shalom conduzirá a programação. A jornada também contará com duas pregações, um momento vocacional com o arcebispo dom Geremias Steinmetz, Santa Missa, teatro e bênção aos vestibulandos. Será montada uma praça de alimentação no estacionamento da Catedral. “Estamos preparando algo bem dinâmico, bem a cara da juventude. Temos nos dedicado para que seja um marco na história da juventude de Londrina”, comenta Wesley Alves Duarte Pimentel, da organização do evento.

Local

Diferentemente da primeira edição, este ano será a Catedral de Londrina.”O local é muito significativo, será na Catedral de Londrina, o Coração da nossa arquidiocese, isto gera unidade e centralidade em Cristo, que é o real motivo desse nosso momento”, explica Wesley.

Nome

A Jornada Missionária leva esse nome porque se trata de uma juventude em saída, que não deve se concentrar apenas às estruturas físicas das paróquias e comunidades de cada jovem, “mas temos que nos movimentar e nos desprender daquilo que nos torna pessoas individualistas e aproveitar aquilo que vem de Deus, que é a unidade em Cristo.”

Em unidade ♥

A organização envolveu jovens lideranças de toda arquidiocese e movimentos com o objetivo de fazer um encontro que agrade a juventude. “Já estamos nos aquecendo para que tudo corra muito bem. Os diversos carismas se uniram para uma grande festa em nome de Jesus. A unidade em meio a diversos carismas gera Cristo no meio de nós”, conta Wesley.

‘Que todos estejam bem’

Lucas Henrique de Oliveira explica que a jornada também busca animar os grupos que possam estar com dificuldades. “Para que todos estejam bem. Que esse evento seja também um evento que venha trazer um ânimo novo para aqueles que por algum momento se deixaram abater ou se encontram sem forças para continuar a caminhada.”

A própria união da juventude da arquidiocese é motivo de ânimo para os grupos, acredita Lucas. “Vai ser algo que vai mostrar que nós temos força, que a nossa juventude não está perdida e precisa ser ouvida.”

FORMAÇÕES

1) “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lucas 1,38).

Pregadora: Bárbara Gionco Cano

A exemplo de Maria devemos entender a nossa vocação primeira: fazer a vontade de Deus. Uma juventude santa é uma juventude que atende ao chamado de Deus, como Maria o fez, seja ele qual for.

2) “Eis que estou à porta e bato” (Ap. 3, 20)

Pregador: Peterson dos Santos Novaes

O Senhor mostra para toda a juventude que está bem perto e aguarda uma resposta rápida, uma decisão que necessita ser urgente. O que o Senhor espera de nós é que possamos abrir os nossos corações à sua Palavra, aos ensinamentos e a todo o projeto de vida que ele estabeleceu a cada um.

2ª Jornada Missionária da Juventude
Concentração de todos os jovens e adolescentes da Arquidiocese de Londrina
Data: 20 de outubro
Horário: das 14 às 18h