Arcebispo Clero Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Dom Geremias completa um ano de caminhada na arquidiocese

Nestes 12 meses,  esteve de braços abertos para acolher o povo de Deus e para orientar, formar e cuidar do clero  

Dom Geremias está há um ano em terras londrinenses. Tomou posse na Arquidiocese de Londrina no dia 12 de agosto de 2017 em Celebração na Catedral Metropolitana. De fala próxima ao povo. Aos poucos foi conhecendo seu clero, seus fiéis e o trabalho. Está disponível  para aqueles que o procuram para conversar. Foi em todas as 84 paróquias da arquidiocese para celebrações, Missas, Crismas e visitas pastorais para palestras ao povo de Deus. Nestas palestras, os fiéis têm a oportunidade de fazer perguntas e dialogar com o arcebispo.

 

“Esse primeiro ano trabalhei bastante, não tive muito tempo. Aliás, tempo de folga muito pouquinho. Vivi plenamente envolvido no trabalho pastoral. Dedicação plena do tempo para dar conta do trabalho aqui em Londrina que realmente é muito, não só pelo número das paróquias, mas também pelas muitas exigências do nosso povo, do leigo sobretudo, que faz com que a gente se preocupe e tenha que estudar cada vez mais, inclusive para poder responder a essas questões”, fala o arcebispo.

 

Foi um período de crescimento, considera dom Geremias, tanto com relação ao conhecimento da arquidiocese como da região. “Eu também cresci conhecendo e conheci crescendo. Tenho um saldo muito positivo desse ano de trabalho”, afirma.

 

No balanço do ano alguns destaques. “Especialmente a questão das SMP, ter realizado o 14º Intereclesial, as Crismas. Foi também um trabalho muito bonito de ter ido nas paróquias, nas conversas com as lideranças, com o povo.”

 

O coordenador da Ação Evangelizadora, padre Evandro Delfino, destaca a preocupação de dom Geremias de estar próximo das comunidades. “Dom Geremias tem falado que é importante ir até a base. A preocupação de estar próximo e conhecer a realidade demonstra que ele, de fato, quer a participação de todos, quer que as pessoas sejam ouvidas e acolhidas pelo arcebispo. Isso vai fazer diferença na ação evangelizadora.”

 

O arcebispo defende que é preciso dar oportunidades para as pessoas falarem o que pensam, o que esperam e a análise que fazem daquilo que está acontecendo e se desenvolvendo.

 

Nas assembleias com o clero e lideranças já foi possível perceber aspectos que certamente serão contemplados nos próximos anos: os grupos de reflexão, o Dia da Palavra, as Santas Missões de maneira permanente, a catequese de iniciação cristã com inspiração catecumenal.

 

A arquidiocese investirá nos próximos anos em formação dos catequistas, dos padres, dos coordenadores, e  do povo de Deus, através dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR). “São trabalhos que vão ter muito fluxo na Igreja da Arquidiocese de Londrina nos próximos anos. Assim como cresce também a consciência de uma Igreja cada vez mais inserida nas grandes questões sociais. A Arquidiocese de Londrina não pode se furtar aos grandes problemas sociais que hoje estão acontecendo. São todas questões que estão ‘pintando’ por aí e nós precisamos saber dar a nossa contribuição.”

 

Catequese de inspiração catecumenal

Formar verdadeiramente discípulos de Jesus Cristo. Esse é o grande objetivo da catequese no Brasil, orientada pelo documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Discípulo de Jesus Cristo é aquele que primeiramente conhece Jesus e que busca viver o Evangelho, participando da comunidade, conhecendo a Palavra de Deus, participando da Eucaristia e testemunhando Jesus no dia a dia”, explica dom Geremias.

É também neste sentido que a catequese na Arquidiocese de Londrina vai caminhar. “Até hoje nós fomos acostumados certamente com uma catequese áulica, sacramentalista e, às vezes, uma catequese professoral. Isso tem que mudar. A nossa catequese tem que ser uma catequese da Palavra, uma catequese comunitária, uma catequese de fato de transformação, de conversão da pessoa. E uma catequese que conduza cada vez mais ao encontro com o próprio mistério de Jesus Cristo, que é Salvífico, e que nós precisamos conhecer e dar a conhecer também através do trabalho da Igreja.”

A secretária da catequese da arquidiocese, Eloísa Helena Oliveira, explica que  a catequese está elaborando um subsídio específico, que vigorará a partir de agosto de 2019. A coordenação da catequese e dom Geremias estão visitando os decanatos para conversar  com as coordenadoras paroquiais, as decanas e as catequistas.

 

Caminhada com o clero

O tempo de dom Geremias na arquidiocese também foi de novidades e expectativas, conhecimento e aproximação com o clero, explica padre André Luis de Oliveira, coordenador dos presbíteros. “Recordo-me da primeira reunião dos presbíteros em que o arcebispo foi acolhido e nos deu a palavra para que disséssemos nossos anseios, dificuldades e  expectativas. E, claro que da parte de dom Geremias, uma proposta de casa aberta aos padres, casa dos padres aberta ao bispo e um início de caminhada juntos”, conta.

Dentre os trabalhos que dom Geremias faz na arquidiocese, padre André destaca os cuidados com todas as dimensões da vida do presbítero. “Este trabalho tem sido realizado através da Pastoral Presbiteral. Vejo o arcebispo muito próximo e preocupado com os padres enfermos, mas também muito atento à formação permanente do nosso presbitério. Pelo tempo que o dom Geremias está conosco é possível ver que ele busca um trabalho de condução da diocese com muito diálogo entre o Conselho de Presbíteros e as equipes de reflexão pastoral”, conclui padre André.

 

O bispo visita as comunidades

Logo que dom Geremias começou o trabalho na Arquidiocese de Londrina, propôs aos padres realizar visitas às paróquias. “Falar um pouco com o povo, com as lideranças, para poder pelo menos me dar a conhecer, falar um pouco do trabalho pastoral e também dar a oportunidade que as pessoas possam fazer perguntas”, explica o arcebispo. Dom Geremias já foi até agora em quase metade das paróquias e pretende visitar todas até o final do ano.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

Fotos Arquivo Pascom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *