Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

PASCOM arquidiocesana trata de fakenews em evento de comunicação

Um dia de formação e troca de experiências. Foi assim o domingo, 1 de julho, dos agentes da Pastoral da Comunicação que participaram do 2º Mutirão de Comunicação (MUTICOM) Arquidiocesano. O encontro contou com a presença de cerca de 100 fiéis da arquidiocese e também da Província Eclesiástica de Londrina. O tema do encontro traz a mensagem do Papa para o 52º Dia das Comunicações Sociais: “A verdade vos tornará livres”(Jo 8, 32) – Fake news e jornalismo de paz. 

 

A coordenadora Patrícia Caldana esclareceu as dúvidas sobre o Doc. 99 da CNBB que diz respeito à Comunicação na Igreja do Brasil

O arcebispo Dom Geremias Steinmetz reforçou a importância do tema em sua passagem pelo evento. “A Verdade vos libertará, esta é uma palavra de Jesus num momento em que falar a verdade implicava às vezes no sofrimento, na morte, na perseguição. Para Ele falar a verdade o levou à cruz. É algo que também deve nos iluminar, a grande Verdade, a Verdade de Deus. Que esse bonito trabalho da Pastoral da Comunicação em Londrina seja muito iluminado por esse grande desafio que é a busca da Verdade e a vivência da Verdade. Pensar na Verdade, refletir a Verdade, e ao mesmo tempo comunicar a Verdade”, destaca o arcebispo.

 

O que surpreendeu a organização foi a presença na sua maioria de pessoas iniciantes na Pastoral da Comunicação ou que pretendem formar Pascom nas suas comunidades. “Por isso, o evento veio para esclarecer muitas dúvidas de como iniciar o trabalho da Pascom, como dividir as atividades, setorizar, buscar o foco da comunidade, qual a melhor forma de comunicar e levar Jesus para as pessoas”, explica Patrícia Caldana, coordenadora da Pascom Arquidiocesana. “Então vem muito a acrescentar, para quem já está atuante e quem está começando”, completa. 

Nilma Ruth é coordenadora da Pascom na Paróquia Nossa Senhora do Amparo e participou do MUTICOM pela primeira vez

Foi a primeira vez que Nilma Ruth de Oliveira participa do Muticom. Ela é coordenadora da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Decanato Leste e fez o workshop de transmissão ao vivo. “Vimos que muitos equipamentos a gente não tem na paróquia, mas dentro do que a gente tem, foi muito bom. Deu para ver que dá para fazer muita coisa para melhorar”, conta Nilma.
O palestrante João Eduardo Dias destaca a necessidade de formação para ler a mídia, principalmente no que diz respeito às fakenews, tema proposto pelo Papa. “Sinto que as pessoas precisam de espaços de educação, as pessoas precisam ser educadas para ler a mídia, entender o que são fakenews. Senti o público muito receptivo”.

 

 

 

Missa de Abertura

Padre Dirceu Junior dos Reis, assessor da Pascom, destacou o exemplos de perseverança dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

O 2º Muticom começou às 8h30 com a Santa Missa presidida pelo padre Dirceu Júnior dos Reis, assessor arquidiocesano da Pascom. A celebração litúrgica recordou a memória dos Santos Mártires Pedro e Paulo. Em sua homilia, padre Dirceu destacou que as atitudes dos santos têm muito a ensinar aos agentes da Pascom, principalmente no que diz respeito à perseverança. É importante perseverar no trabalho da pastoral, para não desanimar na caminhada e, assim, poder afirmar como São Paulo na segunda leitura: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” (2Tim 4,7).

 

 

Que esse bonito trabalho da Pastoral da Comunicação em Londrina seja muito iluminado por esse grande desafio que é a busca da Verdade e a vivência da Verdade. Pensar na Verdade, refletir a Verdade, e ao mesmo tempo comunicar a Verdade. (Dom Geremias Steinmetz)

<Mais fotos clique aqui>

Fotos Terumi Sakai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *