Após a Santa Missa com a juventude, às 19h, a procissão luminosa com o padroeiro encerrou este dia do Sagrado Coração. Passo a passo, os fiéis saíram da Catedral Metropolitana de Londrina atrás da imagem do Sagrado Coração de Jesus com velas nas mãos, deixando as ruas em volta da igreja ainda mais iluminadas e cheias de gente. Durante todo percurso, a multidão de fiéis virou um grande coral a cantar e rezar em homenagem ao padroeiro.

A celebração foi presidida pelo assessor arquidiocesano do Setor Juvenil, Pe. Dirceu Júnior dos Reis, vigário da catedral. No início da homilia, Pe. Dirceu pediu que os jovens presentes na igreja, dos variados movimentos e pastorais da arquidiocese, se levantassem de seus lugares. Espalhados por toda Catedral de Londrina, os jovens tiveram participação especial na Missa.

Na homilia, Pe. Dirceu se dirigiu a eles: “querido jovem, não deixe que a indiferença entre na sua vida e impeça de viver o amor de Deus. O grande convite deste dia é: deixemo-nos atrair por Ele. Pois antes de irmos, é Ele que vai ao nosso encontro”.

O padre lembrou que muitas vezes ouvimos que a juventude está perdida. “Não diga isso. Porque o Coração de Jesus vai nos surpreender. O amor de Deus supera todo conhecimento. Se entre os seus amigos existe um jovem que não queira saber de Deus, não diga que ele está perdido. Coloque ele no Coração de Jesus. Pois foi esta uma das promessa feitas a Santa Margarida Maria Alacoque: terei o nome de todos inscritos no meu Sagrado Coração. Que todos nós encerremos a procissão com esta certeza: ter o nosso nome, da nossa família, mas também dos jovens afastados dentro do Coração de Jesus. O amor dEle surpreende. Deixemo-nos surpreender.”

Após a procissão, as fiéis voltaram à igreja para a bênção final e aspersão dos jovens. A música da Missa ficou a cargo do ministério do grupo Dom Bosco Junior. Após a Missa, o grupo MUSA conduziu um momento de louvor. Como proposta para os fiéis presentes, padre Rafael Solano, pároco da Catedral convidou a pegar o celular e mandar mensagem para um amigo: “o Sagrado Coração de Jesus te ama mais que aquilo que você possa imaginar”. Terminada a celebração, a festa continuou no estacionamento da Catedral.

Continua

O dia do padroeiro terminou, mas a festa prossegue. No sábado, 9 de junho, logo cedo, às 7 horas da manhã, teremos a missa em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. Às 15 horas, Santa Missa com os Grupos Bíblicos de Reflexão, membros do Formag, Leitura Orante da Bíblia e Santas Missões Populares. Durante todo o dia, as barracas típicas continuam instaladas no estacionamento da Catedral.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana