A Comissão Pastoral da Terra e a Arquidiocese de Londrina CONVIDAM para 17ª Celebração das Águas.

“ Superando a Violência Ambiental e Ecológica”

As questões ligadas ao Meio Ambiente e a defesa dos Bens Naturais, são compromissos permanentes, que pessoas comprometidas com a Vida, não podem deixar passar no calendário de lutas.

O mês de março, conhecido como o “mês das Águas”, marca o calendário das causas e lutas sociais.  O dia 14 de março é celebrado, internacionalmente como o dia de Luta contra as Barragens. É uma luta histórica, construída pelos ameaçados, atingidos e impactados do mundo todo, com o objetivo de contrapor ao modelo de produção de energia elétrica, centrado na exploração dos bens e recursos naturais e na impactarão e expulsão de milhares de pessoas e comunidades.

No dia 20 de março celebra-se o Dia Mundial da Água. Bem natural, cada vez mais privatizado e tratado como mercadoria, negado como “direito humano fundamental. Estudos apontam a diminuição diária e negação a centenas de milhares de pessoas no mundo todo.

Em nossa Região temos várias nascentes, córregos e rios importantes para o cotidiano de nossas Vidas. De modo particular o Rio Tibagi e sua bacia hidrográfica é de vital importância, dele tiramos a água para o consumo humano, para a agricultura, para as fábricas e industrias e nem sempre devolvemos para o seu leito “com o cuidado necessário”.

Diante desses motivos somos Convocados, em tempo de Quaresma, a Conversão enquanto Igreja e tomarmos postura de cristãos frente aos desafios do tempo presente.

Em 2018 iremos celebrar, em torno da violência que sofre o Ribeirão Quati, que deságua no Ribeirão Lindóia.

A Celebração será no dia 18 de março de 2018, ás 15h00. Nas margens do Ribeirão Quati –  fundos da Av Brasília., ( altura posto de gasolina vista bela), Cruzamento da  Avenida Lucia Helena com o Ribeirão Quati – margem direita (rua coelho neto). Estará sinalizado com faixas.

Motive e organize sua Comunidade, Pastoral, Movimento, Entidade/Movimento Social. Traga alguma coisa para partilhar. Não esquecer sua caneca e trazer água potável.

Mais Informações:  Isabel – 99943-7279
Edilaine – secretariado e pastoral-3371-3141