Arcebispo Palavra do Arcebispo

14º Intereclesial das CEBs

cartaz 14 cebs final Entre os dias 23 e 27 de Janeiro de 2018 acontecerá em Londrina o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s). Este foi assumido, à época, por D. Orlando Brandes e a Arquidiocese de Londrina, na celebração final do Intereclesial que ocorreu em Juazeiro do Norte – CE, de 07 a 11 de Janeiro de 2014. O tema é “CEB´s e os desafios do Mundo Urbano” e o lema, retirado do Livro do Êxodo 3,7: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”. O evento já está totalmente preparado, pois uma Comissão foi composta aqui em Londrina que, juntamente com a Comissão Ampliada Nacional vem organizando e planejando a, pelo menos há 03 anos, todos os detalhes de cada evento que deverá ocorrer neste espaço de tempo.

Além de 03 grandes celebrações: a de Abertura (Praça da Bíblia), a dos Mártires e Defensores da Vida (Aterro do Lago Igapó) e a de Encerramento (Ginásio de Esportes Moringão), deverá acontecer no Moringão a Grande Plenária que reunirá todos os participantes. As mini-plenárias acontecerão com temas variados e em vários lugares, nas paróquias centrais de Londrina. Os temas que serão trabalhados nestas mini-plenárias refletem as muitas questões para construirmos uma cidade para todos e não para uns poucos privilegiados:  O acesso e condições de moradia; Os desafios da mobilidade (transporte e locomoção); As mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade; Pluralismo: ecumenismo e diálogo inter-religioso; Democratização e participação na política partidária; O desafio das juventudes; Movimentos e organizações sociais e populares; Ecologia e o cuidado ambiental; Direito à saúde e saneamento; Mídias, novas tecnologias e direito a comunicação; A questão da violência e da segurança; Os desafios da formação e da educação; Desafio de acesso e participação da cultura e lazer.

Muita gente, em Londrina e municípios vizinhos, está preparada e esperando com alegre expectativa as quase três mil pessoas que virão para cá querendo participar deste evento. Os 17 regionais da CNBB deverão se fazer presentes. Vários outros países se farão representar. Pessoas de outras igrejas cristãs e outras religiões também se farão presentes. Teremos a marcante presença de bispos de muitas das dioceses do país que virão acompanhando os delegados de suas dioceses. Todas as famílias que irão receber os participantes em suas casas foram reunidas e receberam orientações para que todos possam acolher bem e sentir-se participantes plenos do Intereclesial. Iniciativas realmente edificantes deverão acontecer nas comunidades, tais como, o jantar e convivência com as famílias hospedeiras e o Dia da Palavra nas Comunidades Hospedeiras. Também a questão da alimentação, transporte, espaços físicos e outros quesitos que estão organizados e receberam, inclusive, apoio de técnicos da Prefeitura Municipal de Londrina e do Prefeito Municipal com todo o seu team, a quem agradecemos.

Além de toda a organização de acolhimento, hospedagem, trabalhos já descritos, temos a preparação, que vem ocorrendo há 03 anos, através do processo das Santas Missões Populares em vista do 14º Intereclesial. Muitas paróquias envolvidas, muitas comunidades envolvidas e muitas pessoas envolvidas. Parabéns a todos! Que venha o 14º Intereclesial! Vamos continuar bebendo desta fonte da Palavra, da Eucaristia, do Concílio Vaticano II, da Organização Social.

dom geremiasDom Geremias Steinmetz
Arcebispo Metropolitano de Londrina

14 intereclesial cebs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *