Você está aqui
Home > Formação / Seminários > Seminaristas recebem ministérios

Seminaristas recebem ministérios

Na última quinta-feira (07/12), durante a Santa Missa de encerramento do Retiro de Natal do Clero na Casa de Retiros Emaús, alguns seminaristas da Arquidiocese de Londrina foram instituídos nos ministérios de leitor, acólito e admitidos às ordens sacras. O Arcebispo Metropolitano Dom Geremias Steinmetz delegou a celebração eucarística e a instituição ao Pe. José Rafael Solano Durán (Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo). Estiveram presentes Pe. Isaac Aguiar Luz (Reitor do Seminário Maior Teológico “Paulo VI) e diversos membros do clero.

A instituição de leitor e acólito, como também a admissão às ordens sacras são etapas importantes da vocação e da formação presbiteral, são passos gradativos ao futuro exercício do ministério presbiteral. Os ministérios do Leitorato e do Acolitato podem ser conferidos também aos leigos, entretanto devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por um tempo determinado. O ministério do Leitorado permite que o candidato, ao longo da Liturgia da Missa, proclame oficialmente pela Igreja as Sagradas Escrituras. Além disso, é deve do Leitor instituído ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas; instruir na Fé as crianças, jovens e adultos; anunciar o Evangelho da salvação; ler e meditar com assiduidade a Sagrada Escritura; e adquirir cada vez mais intenso amor e conhecimento da Palavra de Deus de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor. O ministério do Acolitato é a permissão para auxiliar ao sacerdote e ao diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro da eucaristia ordinário de modo mais permanente na arquidiocese.

O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada como padre. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato. A grande intenção da celebração foi ser um estímulo vocacional no clero arquidiocesano e promover mais intensamente uma cultura vocacional naqueles que são os primeiros promotores vocacionais dentro da vida da Igreja.

INSTITUÍDOS LEITORES:
Alex Aparecido Barboza (1º Ano – Teologia).

Juniar Aparecido Padilha (1º Ano – Teologia).
Paulo Ricardo Batista (1º Ano – Teologia).
Renato Aparecido Ferraz Pelisson (1º Ano – Teologia).

Seminaristas Alex, Renato, Juniar e Paulo.
Seminaristas Alex, Renato, Juniar e Paulo.


INSTITUÍDOS ACÓLITOS:
Caio Matheus Caldeira da Silva (3º Ano – Teologia).

Rodolfo Gabriel Trisltz (4º Ano – Teologia).
Welinton Ignacio (3º Ano – Teologia).

seminaristas acolitato
Seminaristas Rodolfo, Welinton e Caio.


ADMITIDO ÀS ORDENS SACRAS:
Humberto Lisboa Nonato Gema (4º Ano – Teologia).

Seminarista Humberto
Seminarista Humberto

Oração Vocacional (Beato Paulo VI)

Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

Beato Paulo VI: rogai por nós e pelas vocação sacerdotais!

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM Arquidiocesana

Mais fotos clique aqui>>

Foto: Tiago Queiroz/PASCOM Arquidiocesana

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »