Você está aqui
Home > Cursos > Arquidiocese de Londrina capacita agentes para a Pastoral da Escuta

Arquidiocese de Londrina capacita agentes para a Pastoral da Escuta

O primeiro objetivo das Santas Missões Populares desenvolveu a 1ª capacitação de agentes para atuar na Pastoral da Escuta. No viés de articular a prioridade do objetivo que visa “Dar Sentido Verdadeiro à Vida” a coordenação arquidiocesana contou com o apoio de várias paróquias que investiram para que essa iniciativa pudesse tomar forma.
O objetivo que permeou a capacitação foi o de acolher o outro com o coração, escutando-o sobre suas dores, dificuldades e angústias, proporcionam-lhe alívio. Pois, acredita-se que ao deixar que fale de suas inquietudes, a pessoa tem a oportunidade de elaborar seus pensamentos para buscar uma solução que está dentro dela, facilitando, assim, sua autonomia diante dos problemas, de tal modo que descubra por si o caminho a seguir. Então silenciar para que o outro desabafe e, assim, livre-se da carga emocional que o oprime, passando a ver com mais clareza a situação em que se encontra.
O perfil dos agentes versou em serem pessoas que gostem de escutar o outro, pessoas respeitosas, discretas e caridosas, otimistas e perseverantes, que sabem acolher o outro na sua fragilidade.
O próximo passo agora será a implantação da Pastoral da Escuta nas Paróquias aonde os agentes vão se colocar a disposição da comunidade em geral para escutar àqueles que estou agonizando nas fronteiras existenciais de nossas comunidades.

Paulo Tardivo
Ação Evangelizadora 

Foto: Tiago Queiroz/PASCOM Arquidiocesana

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »